quarta-feira, 24 de abril de 2013

São Paulo: Diarista diz que é demitida de casa de família por homofobia

Vítima diz que atuava no local há anos e que colega sabia da opção sexual. Perseguição de cozinheira iniciou quando a mulher passou a namorar outra.

Diarista homofobia piracicabaUma diarista de 39 anos afirma que foi demitida da casa de uma família, onde trabalhava uma vez por semana há seis anos, por homofobia em Piracicaba (SP). De acordo com a mulher, que pediu para não ser identificada, a patroa teria tomado a decisão depois que a cozinheira, que trabalha no mesmo local, contou à chefe sobre a homossexualidade da colega.

A vítima ainda conta que a cozinheira a difamou em um supermercado na noite deste sábado (20), dois dias antes de ser demitida. “Fui ao mercado e o irmão dela estava lá. Logo depois, ela chegou com várias pessoas e me xingou, falando palavrões e chamando de sapatão. Neste dia gritou que iria falar para minha patroa sobre a minha opção sexual e que iria pedir a ela para me mandar embora”, conta a vítima.

Na segunda-feira (22), a diarista recebeu a ligação da patroa. “Ela disse que estava me dispensando porque eu não poderia mudar de dia de trabalho, pois eu presto serviços em outras casas. Mas tenho certeza que foi porque a outra funcionária contou a ela que sou gay. Não tem outro motivo. Eu trabalhava há muito tempo, às quartas-feiras, e nunca tive problemas”, ressaltou a mulher.

A diarista procurou o plantão policial e fez um boletim de ocorrência na terça-feira (23) contra a difamação feita pela companheira de trabalho no supermercado. No documento também foi registrado a dispensa do trabalho.

Segundo a vítima, o problema com a outra funcionária começou há cinco meses. "Ela sempre soube da minha opção sexual, mas quando comecei a namorar a perseguição iniciou. Até nas minhas coisas ela mexeu recentemente", contou a vítima.

Agressora e patroa negam
Conversamos por telefone com a cozinheira, suspeita das agressões verbais, mas ela não quis se pronunciar sobre o caso. Disse apenas que conversou com a patroa e pediu para dispensar a colega de trabalho depois de ter sido ameaçada pela namorada da diarista.

Já a patroa, que também não quis se identificar, disse que não dispensou a diarista por ela ser gay. “Eu conversei bastante com ela e expliquei que a decisão era por causa da mudança de dia de trabalho, que ela não poderia cumprir. Mas não tenho nada contra ela, pelo contrário, sempre gostei do seu trabalho. Ela é uma excelente funcionária.”

fonte: G1

Colômbia: Senado rejeita projeto de lei de casamento gay

Promotores da iniciativa terão que esperar o próximo período do Legislativo. Opositores da iniciativa celebraram a decisão contrária.

Colombia protesto senadoDepois do debate ter sido adiado por duas vezes, o Senado colombiano rejeitou nesta quarta-feira (24), com 17 votos a favor e 51 contra, o projeto de lei para legalizar o casamento homossexual.

Deste modo, no segundo dos quatro debates previstos anteriormente, o Senado rejeitou o projeto que buscava legalizar o casamento entre pessoas do mesmo gênero no país, já que para a medida seguir adiante precisaria de 52 votos a favor entre os 102 senadores que formam a câmara alta.

Agora, os promotores da iniciativa terão que esperar o próximo período do legislativo para apresentar esse projeto de lei novamente.

Nos arredores do Congresso em Bogotá, na Praça de Bolívar, os opositores da iniciativa, que se manifestaram durante todos os debates, celebraram a decisão contrária do Legislativo.

O senador Armando Benedetti, do Partido Social de União Nacional ou Partido do U (governista), apresentou esta iniciativa em agosto de 2011, que gerou uma grande polêmica no plenário e, inclusive, no interior das bancadas.

fonte: G1

Chris Evans, o Capitão América, acompanha irmão gay em premiação da GLAAD

Chris Evans acompanhou o irmão gay Scott EvansUma festa repleta de celebridades foi a premiação do GLAAD. Organizado pela Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação, o evento faz uma homenagem às personalidades, programas de TV e filmes, que representaram a comunidade LGBT e/ou contribuíram à diversidade.

Entre as estrelas de Hollywood, subiram ao palco Leonardo DiCaprio, Charlize Theron e Drew Barrymoore. Mas, quem chamou atenção por sua beleza e elegância foi o ator Chris Evans, que acompanhou o irmão gay Scott Evans (também gato!) durante a premiação que aconteceu no hotel JW Marriott, em Los Angeles (EUA), no último sábado (20).

Bill ClintonNo time dos homenageados, uma indicação causou polêmica. O ex-presidente americano Bill Clinton recebeu o prêmio "defensor da mudança", por apoiar o casamento gay e ter nomeado, durante o seu mandato, o primeiro embaixador abertamente gay dos Estados Unidos.

A homenagem a Bill Clinton gerou críticas devido a política "Don't Ask, Don't Tell" (Não Pergunte, Não Fale, que veta a presença de gays e lésbicas nas Forças Armadas dos EUA, e foi mantida durante todo o seu governo. Além disso, em 1996, o então presidente chegou assinar uma lei em que defendia o casamento apenas entre um homem e uma mulher.

Foi somente depois de deixar a presidência que Bill Clinton reconsiderou suas posturas e passou a defender os direitos da comunidade LGBT.

Polemicas à parte, produções que melhor representaram os homossexuais também foram premiadas. Entre elas, a série “The New Normal”, na categoria comédia e "American Horror Story: Asylum", como minissérie.

"Days of Our Lives" ficou com o prêmio de melhor novela. Nas telonas, ganhou o já previsto "As Vantagens de Ser Invisível", filme de Stephen Chbosky. Confira abaixo algumas fotos da premiação.

Matt Bomer
Chalize Theron e Leonardo DiCaprio
Drew Barrymoore

fonte: A Capa

Protesto contra Feliciano tem beijaço, casamento gay e quatro detidos

Em mais um dia de protestos contra a permanência do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) no comando da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, manifestantes promoveram um beijaço gay e simularam dois casamentos homoafetivos em frente ao Congresso Nacional.

manisfetação Brasilia Felciano 02

Quatro manifestantes foram detidos pela Policia Legislativa após fixarem na janela do 15º andar do prédio da Câmara uma bandeira com o símbolo do arco-íris. Eles foram conduzidos para prestar esclarecimentos.

Feliciano também encontrou protestos pelos corredores da Câmara. O deputado deixou ativistas contrários a ele do lado de fora da comissão, mas um grupo de 60 pessoas foi autorizado a permanecer com cartazes em sua defesa.

O deputado foi bastante aplaudido ao entrar na comissão. Alguns aliados fizeram discurso de desagravo com ataques aos ativistas.

Feliciano chegou a dizer que recomendou aos seguranças que analisassem o perfil das pessoas que queriam assistir a comissão.

As críticas do deputado foram rebatidas por Antônio José, servidor ligado a entidades rurais. "Isso aqui é uma grande farsa. Eu quase não consegui entrar." Ele foi retirado por três seguranças a força, levando empurrões.

Feliciano criticou, mais uma vez, os protestos. "Eu sinto que há um desejo de desestabilizar a nossa comissão."

Para o deputado, o tom dos protestos, que chegou a ter palavrões, não é democrático e "não faz parte do comportamento de pessoas de bem".

Feliciano disse que tentou procurar os parlamentares ligados aos direitos humanos que deixaram a comissão por sua presença no comando do colegiado. "Não tem acordo. Eles dizem que são extremos."

manisfetação Brasilia Felciano
manisfetação Brasilia Felciano 06
manisfetação Brasilia Felciano 03
manisfetação Brasilia Felciano 04
manisfetação Brasilia Felciano 05

Investigação
A Câmara informou que os quatro estudantes serão investigados porque, depois de tentarem colocar uma segunda bandeira na janela de uma das salas, fecharam uma sala onde funciona uma copeira.

A Polícia Judiciária da Câmara vai investigar se a copeira ficou trancada ou se a porta foi apenas fechada, sem chave.

Os policiais querem saber se houve invasão do ambiente de trabalho dos servidores.

Os estudantes não foram presos, apenas foram conduzidos à Polícia Judiciária para prestar depoimento. Mas, eles utilizaram o direito constitucional de ficar calado e não chegaram a prestar depoimento.

Os detidos apenas assinaram o Termo de Compromisso de Comparecimento. Foi aberto o Boletim de Ocorrência 112/2013.

A Polícia Judiciária tem até 30 dias para concluir o caso. Se entender que houve contravenção penal, um termo é encaminhado para a Justiça Federal.

Nesse caso, não há inquérito, porque não se trata de crime com pena superior a 2 anos.

fonte: Folha de S.Paulo

Alagoas: Homossexual foi encontrado morto com três tiros na cabeça

O homossexual Diedson Rodrigues, 28 anos, conhecido como Soraia, foi encontrado morto com três tiros na cabeça, em Arapiraca, Alagoas. Ele foi encontrado sem documentos ao lado de uma casa abandonada, próximo a uma plantação de fumo.

O crime assustou os moradores que, após ouvirem disparos, encontraram o corpo e acionaram a polícia. A polícia acredita que o crime tenha relação com a homossexualidade da vítima.

O caso está sendo investigado.

fonte: Cena G

França: Presidente diz que casamento gay acompanha ‘evolução’ da sociedade

Na terça-feira, a França se tornou o 14º a aprovar uma lei. Durante a votação, 331 deputados votaram a favor e 225 contra.

François HollandeO presidente da França, François Hollande, afirmou nesta quarta-feira (24) que a autorização do casamento e a adoção a casais do mesmo sexo acompanha a "a evolução" da sociedade rumo a "mais liberdade e mais igualdade".

    O chefe do Estado francês tomou a palavra no Palácio do Eliseu no dia seguinte ao que o Parlamento francês aprovasse definitivamente a união em casamento de casais do mesmo sexo.

    Os parlamentares de esquerda, essencialmente, aprovaram na terça-feira o texto, uma promessa eleitoral de Hollande que foi debatida durante vários meses na Assembleia Nacional e no Senado, acompanhado de manifestações a favor e contra nas ruas.

    "O debate foi longo, às vezes considerado longo demais. Eu não acho", disse Hollande, que acredita que "todas as opiniões são respeitáveis' e, portanto, é preciso 'respeitá-las".

    Falta o veredicto do Conselho Constitucional, instituição perante a qual a oposição conservadora da União por um Movimento Popular (UMP) recorreu para tentar tombar o projeto aprovado no Parlamento.

    "Tão logo se pronuncie, sancionarei a lei", declarou Hollande, que chegou ao Palácio do Eliseu acompanhado pela ministra da Justiça, Christiane Taubira, artífice do texto que equipara os direitos na França de heterossexuais e homossexuais frente ao casamento e à adoção.

    Superado o trâmite parlamentar que permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo, Hollande chamou os cidadãos franceses a se concentrarem sobre o que é "essencial", a saber, "o emprego, a recuperação e a confiança", disse.

    fonte: G1

    Estados Unidos: Aluno de 10 anos escreve redação a favor do casamento gay

    redaçãoA redação sobre casamento gay escrita por um aluno americano, do 4º ano do ensino fundamental, está fazendo o maior sucesso na internet após a sua própria professora compartilhar o texto com outros usuários na rede social "Reddit".

    Isso porque, a redação do menino, no qual ele mesmo escolheu o tema, chamou a atenção pelo fato de uma criança de apenas 10 anos defender com ótimos argumentos o direito ao casamento gay e dar uma lição de moral em muita "gente grande".

    No texto, ele diz para aqueles que ainda se assustam com o assunto, que superem isso e fiquem felizes pelo casal.

    “Você nao pode impedir dois gays de se casarem porque eles são crescidos e não importa se isso te assusta, simplesmente supere. Você deveria ficar feliz por eles porque é um momento importante nas suas vidas. Quando eu fui ao casamento dos meus avós, foi o momento mais feliz.”, escreveu no texto.

    No final da redação, ele ainda aconselha as pessoas a não julgarem o próximo. “Você nao deve julgar as vidas das outras pessoas porque se você fosse gay, nao iria querer pessoas falando sobre você”, completa.

    fonte: Virgula

    Estados Unidos: Senador sai do armário durante debate sobre casamento gay

    Kelvin AtkinsonO americano Kelvin Atkinson foi eleito senador do estado de Nevada pelo partido Democrata. Nesta semana, o parlamentar surprendeu a todos ao se assumir gay durante um debate sobre a proíbição do casamento entre homossexuais.

    "Eu sou negro e gay", declarou Atkinson. "Eu sei que é a primeira vez que a maior parte das pessoas me ouvem falar sobre isso, mas, se o casamento gay fere o seu casamento, bom, então sua relação já era um fracasso desde o começo", afirmou o senador.

    O discurso emocionado de Atkinson contribuiu para que a medida que proíbe a união entre pessoas do mesmo sexo recebesse a maioria dos votos a favor (12 a 9) de sua revogação.

    No entanto, o texto que defende o casamento gay em Nevada precisa ainda da autorização da Assembleia Estadual para, assim, passar por um referendo durante as proximas eleições, somente em 2016.

    fonte: A Capa

    Colômbia: Senado se prepara para decidir sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo

    O Senado Colombiano tem até o mês de junho para decidir se aprova ou não o casamento gay.

    Apesar de o Códio Civil da Colômbia reconhecer a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo desde 2010, há um confilto na Constituição, em vigor no país desde 1991, que mantém a definição de casamento apenas entre um homem e uma mulher.

    Caso a decisão do Senado for favoravel à comunidade LGBT, a Colômbia se tornará o terceiro país da América do Sul a permitir a união entre homossexuais, assim como a pioneira Argentina e o mais recente Uruguai.

    fonte: A Capa

    Estados Unidos: Time da NFL sabia que jogador era gay e não se importava

    NFLJá houve época em que as pancadas, a agressividade e o jogo de contato faziam ser impensável que o futebol americano pudesse andar de mãos dadas com a homossexualiade e ser um esporte em que gays pudessem praticar. Mas aos poucos esse cenário muda. Nunca houve tanto apoio para que jogadores admitissem a orientação sexual e o machismo que antes ditava a NFL, hoje em dia, está longe de ser o mesmo.

    Ainda não foi dessa vez que um jogador se declarou gay, mas também seria ingênuo imaginar que em um universo que ultrapassa a marca de 1500 jogadores, não haveria pelo menos um homossexual dentro da NFL. O colunista Mike Freeman, da CBSSports.com, apurou que há alguns anos, um jogador gay esteve entre um dos elencos de uma das equipes do futebol americano profissional.

    O jogador não era abertamente gay, mas havia jogadores dentro do vestiário que sabiam da opção dele. O colunista se negou a revelar o nome do atleta, mas isso pouco importa. A boa notícia é que treinadores e jogadores sabiam e não se importavam. O que valia era ele ter uma boa atuação e representar o time quando fosse preciso.

    Um dos jogadores que dividiu vestiário com o tal atleta disse que era o segredo mais mal guardado da equipe. Outros companheiros de equipe também confirmaram que ele era gay e todos sabiam disso, mas que o que valia para eles era como ele se apresentava semana após semana dentro do campo.

    É sabido por aí que um dos principais motivos para os jogadores não se declararem abertamente homossexuais é a repercussão negativa que isso pode gerar entre companheiros de time, técnicos e torcedores. Mas se jogadores sabiam e aceitaram o atleta em questão, esta pode ser uma grande virada dentro do NFL e jogadores gays podem passar a existir dentro do contexto do futebol americano.

    Mas e aí? Bem, a mensagem que fica disso tudo é o que um dos jogadores entrevistados disse. “O víamos como um jogador, e não como um jogador gay”. Que continue assim. Ou melhor, que só melhore.

    fonte: Yahoo!

    França: Tensão cresce após aprovação da união homossexual

    Protestos tomaram as ruas de várias cidades do país. Assunto dividiu sociedade francesa, com protestos contra e a favor.

    França marcha contra casamento gay 02Depois da aprovação pelo Parlamento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por casais homossexuais nesta terça-feira (23), os franceses enfrentam um clima de tensão em várias partes do país.

    > França: País se torna o 14º a legalizar o casamento gay

    No início da noite, manifestações organizadas por partidários e opositores da lei tomaram as ruas de toda a França. Nas proximidade da prefeitura de Paris, personalidades políticas da esquerda marcharam ao som de 'obrigado, obrigado, obrigado' de manifestantes em êxtase.

    Do outro lado, a determinação em lutar contra a lei continua. 'Se alguns pensam que acabou, vamos mostrar que não acabou', lançou a líder de um dos principais movimentos contra o casamento gay, Frigide Barjot, à frente de uma multidão no centro de Paris. Após um minuto de silêncio, os manifestantes retomaram seus slogans, como 'Hollande, o inimigo da família'.

    Em Lyon, quinze manifestantes opostos ao casamento homossexual foram detidos após incidentes com a polícia.

    O presidente François Hollande deve ainda promulgar o texto que permitirá a realização das primeiras uniões ainda neste verão. O governo espera que a aprovação deste projeto de lei dissipe a crise provocada pelo tema, que foi uma das principais promessas da campanha do presidente.

    França marcha contra casamento gay 03Mas a oposição de direita, que se alinhou de forma quase unânime contra este projeto, e os detratores do casamento gay, que foram às ruas expressar sua desaprovação, alertaram que não vão parar de protestar. A oposição prometeu apresentar um recurso ante o Conselho Constitucional contra esta lei, que também autoriza a adoção por parte de casais de mesmo sexo.

    A tensão que precedeu aos debates parlamentares continuou até o fim. Dois manifestantes tentaram hastear uma bandeira no espaço reservado ao público antes de serem evacuados, enquanto outros opositores protestaram na rua do lado de fora da Assembleia Nacional. Uma manifestação nacional está prevista para 26 de maio.

    fonte: G1

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...