quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Inglaterra pode ter casamento gay legalizado

David CameronEm 2005, a Inglaterra reconheceu a parceria civil de homossexuais. A nova demanda por igualdade vem ganhando espaço no país que já estuda proclamar o casamento gay legal, como forma de promover a igualdade entre os gays britânicos. Uma pesquisa recente com 450 mil pessoas adultas chegou ao índice de 1,5% para pessoas que se disseram homossexuais, lésbicas e bissexuais.

Com a escalada do casamento gay em países como Argentina, África do Sul, além de boa parte da Europa, o apoio político ao fim da proibição do casamento gay no Reino Unido tem crescido. Um dos ativistas gays mais influentes da Europa, o inglês Peter Tatchell, escreveu esta semana que a maré está virando e que líderes de diversos partidos já defendem a igualdade com o casamento gay.

O próprio primeiro ministro David Cameron (foto), do Partido Conservador, sinaliza que seu partido está renovado e que entende a importância da matéria. Antes de assumir a cadeira de premier, ele se comprometeu em aprovar o casamento gay. “Acredito de coração e a alma na igualdade: a idéia de preconceito em relação às pessoas com base em sua sexualidade é muito errado e é por isso que eu remeto à parceria civil, por isso que eu disse na conferência do partido que o compromisso com a união é igualmente válido se entre um homem e uma mulher, um homem e uma mulher ou um homem e uma mulher - e é por isso que um governo conservador vai colocar as novas regras em vigor para combater a homofobia e apoiar os casais homossexuais”, afirmou o primeiro ministro no início do ano em entrevista a um portal gay britânico.

Políticos importantes como o prefeito de Londres, Boris Johnson e a conservadora Margot James, ex-vice líder dos tories, já se manifestaram a favor do casamento gay, sem restrições. As pesquisas também apontam que a apoio popular tem crescido. Em uma enquete do Times inglês, 61% disseram que apóiam que casais tem direito igual a terem um casamento e não apenas a parceria civil.

“Pessoalmente, eu não gosto do casamento. Eu divido com as feministas a crítica de que é um legado do sexismo e do patriarquismo. Eu não gostaria de me casar. Mas como um democrata e defensor dos direitos gays, eu apóio o direito dos outros se casarem, se assim desejam”, afirmou Peter Tatchell em teu texto divulgado esta semana.

O que ninguém sabe, porém, é a opinião da rainha...

fonte: Revista Lado A

Estados Unidos: Quase 20% dos homens gays e bissexuais têm HIV

Metade deles não sabe que está contaminada, mostra estudo com 8.153 em 21 grandes cidades

Quase um em cada cinco (19%) homens gays e bissexuais em 21 grandes cidades dos Estados Unidos está infectado com o vírus HIV, e praticamente a metade deles não conhece a própria condição, disseram autoridades de saúde americanas nesta quinta-feira, 23.

Os jovens, especialmente negros, são menos propensos a saber se estão contaminados, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país. "Para os jovens que fazem sexo [sem proteção] com homens, o futuro está realmente em perigo", disse em comunicado o diretor da divisão de Prevenção a HIV/Aids do CDC, Dr. Jonathan Mermin.

"É fundamental que nós alcancemos esses jovens no início de suas vidas, com prevenção ao HIV e exames, e continuemos com esses serviços vitais à medida que eles envelhecerem", completa.

O estudo avaliou 8.153 homens que fazem sexo homossexual em 21 cidades que participam do Sistema de Vigilância Comportamental de HIV, em 2008, que analisou a prevalência do vírus da imunodeficiência humana e o conhecimento dessa condição nesse grupo de homens.

Os pesquisadores descobriram que 28% dos negros homossexuais estavam infectados, contra 18% dos hispânicos e 16% dos brancos. A incidência de HIV no primeiro grupo é fortemente afetada por problemas de educação e renda, segundo os autores. De acordo com o que os estudiosos escreveram no relatório semanal sobre doenças e mortes do CDC, um menor status socioeconômico aumenta as chances de contrair o HIV.

A idade também foi um fator que pesou nos homens que sabiam ou não que estavam contaminados. Entre aqueles com idade entre 18 e 29 anos, 63% tinham conhecimento, enquanto os mais velhos chegavam a apenas 37%. Isso é particularmente perigoso, porque, segundo estimativas do CDC, a maioria das novas infecções são transmitidas por pessoas que não estão atentas sobre a própria condição.

O diretor Mermin disse que os resultados mostram o HIV ainda é um grave problema na América, e pediu uma renovação nacional de esforços para proteger a saúde dos homossexuais.

O CDC recomenda que os homens gays e bissexuais de todas as idades façam um teste de HIV a cada ano, e os de maior risco - aqueles que têm múltiplos parceiros sexuais ou usam drogas - sejam examinados a cada 3 a 6 meses.

"Precisamos aumentar o acesso ao teste anti-HIV, para que mais gays conheçam seu estado, e todos nós devemos trazer novas abordagens e novos campeões na luta contra o HIV", disse em comunicado o diretor do Centro Nacional de HIV/Aids, Hepatites Virais, DST e Tuberculose, Dr. Kevin Fenton.

fonte: Estadão

Ronaldo Esper acredita que eleitorado é composto por senhoras e gays

Estilista Ronaldo Esper acredita que gays farão parte de seu eleitorado

ronaldo-esper 2Mais uma das personalidades da televisão que resolveram se ingressar na política, o estilista gay Ronaldo Esper, 65 anos, que tenta uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PTC, declarou ao R7 que seus eleitores são compostos por senhoras e homossexuais.

“Quem vai votar em mim é uma faixa do eleitorado que os políticos olham com muito deboche, que são as donas de casa. Quero que essas senhorinhas todas votem em mim, porque aprendi com elas. E acho que vou ter votos de muitos gays, porque sou homossexual e tenho muitos projetos nessa área.”

Um dos projetos fala sobre um asilo para homossexuais, e diminuir o tempo de mandato de políticos. “Política não é profissão, não é carreira. Minha proposta é que a pessoa possa ser eleita só duas vezes em cada cargo.”

Ronaldo, porém, reconheceu que não teve preparo algum para o cargo. “Meu preparo são 45 anos de alta-costura, que foi quando eu consegui conhecer a fundo a alma do ser humano. Eu, muitas vezes, me envergonhava pelos preços que cobrava por um vestido, sabendo da situação do país.”

fonte: MixBrasil

Médico não é o amor de Julinho em Ti Ti Ti, diz Arteche

Em entrevista, André Arteche diz que Julinho de Ti Ti Ti confundiu sentimentos

Andre Arteche 3Entrevistado pela Folha de São Paulo, o ator André Arteche voltou a falar sobre o personagem gay Julinho, da novela Ti Ti Ti (Rede Globo). No depoimento, André diz que Dr. Eduardo, personagem de Josafá Filho por quem Julinho se apaixonou, será apenas uma paixão passageira.

“O Dr. Eduardo quer ser amigo do Julinho, mas ele entendeu errado, estava numa fase meio carente”, explica.

Apesar de despistar sobre a pessoa que realmente vai balançar e corresponder o sentimento de Julinho, André garante que ele vai encontrar em breve um novo amor. “Ele merece encontrar um novo amor. Em breve, espero que ele encontre uma pessoa legal. Acho que isso vai acontecer”, diz.

Ao falar sobre beijo gay, André voltou a dizer que beijaria sem problemas. “Se estiver no roteiro que ele vai beijar outro cara, não vejo problema algum. É o Julinho que vai estar beijando, não o André”, respondeu.

Outra cena polêmica gira em torno da mãe de seu falecido companheiro Osmar (Gustavo Leão). Ela vai descobrir que os dois formaram um casal. “Vamos ver se ela vai aceitar ou não. Ela gosta muito dele, então talvez aceite por conta do amor que ela sente.”

fonte: MixBrasil

No Brasil, ex-RBD gay fala sobre o preconceito que já sofreu

De passagem pelo Rio, o fenômeno pop latino falou com exclusividade ao EGO sobre carreira, homossexualidade e seus ídolos brasileiros.

christian-chavez 3Seguindo turnê mundial com o show “Libertad”, o cantor Christian Chávez, ex-RBD, conversou com o EGO nesta quarta-feira, 22, pouco antes de se apresentar para cerca de dois mil fãs que compareceram ao show realizado no Vivo Rio, Zona Sul da cidade. No repertório de Christian, que traz 14 canções, uma em especial chama a atenção. Trata-se de “Sexy Boy”, com letra escrita pelo próprio cantor - que, após ter assumido sua homossexualidade, levanta a bandeira de outra causa.

“Escrevi essa música ainda adolescente, quando tinha 17 anos. Nessa época, usava aparelho nos dentes, tinha espinhas no rosto e ficava reparando como a preferência era sempre desse grupo que chamamos de playboys. Isso me incomodava. Queria fazer uma crítica social e alertar sobre a existência deles, que na noite acabam impondo o que querem, criam suas filosofias. Nas baladas, nunca pagam a entrada, o couvert ou a bebida. Eu saía para me divertir e sempre quem entrava primeiro eram os 'sexy boys'”, contou o ex-RBD.

Aos 27 anos, solteiro, Christian viaja o mundo acompanhado pelo empresário e um assessor de imprensa, além da equipe de produção que consiste em músicos e dançarinas, entre outros. Sobre o comportamento das fãs após ele assumir sua homossexualidade, em março de 2007, o cantor diz que não teve o menor problema. “Tenho fãs homens, mas a grande parte do meu público é formado por mulheres. Elas são encantadoras e mantiveram-se ao meu lado. Isso foi maravilhoso, pois percebi que estava nascendo uma nova geração de pessoas com outra forma de pensamento.”

christian-chavez 2Inspiração para compor
No set list de Christian, grande parte das canções é de sua própria autoria. Para ele, a inspiração se manifesta nos momentos em que menos se espera.

“Acredito que a inspiração possa surgir em qualquer momento. Pode ser em casa, no banheiro, comendo com os pais...de repente, acontece. Comigo é assim, é algo que não podemos controlar”.

Os ídolos no Brasil
Pela segunda vez no Brasil, o ex-RBD revelou que tem opinião formada sobre os nossos artistas. Quando perguntado sobre um ídolo brasileiro, o cantor disparou sua lista com os preferidos: “Gosto do Alexandre Pires, da Ivete Sangalo, NX Zero,  Restart e do Roberto Carlos, o Rei.”

Em seguida, Cristian arriscou um trechinho de “As canções que você fez pra mim”, de Roberto e Erasmo. Assista no vídeo Christian arriscando seu português na canção.

Quando esteve pela primeira vez no Brasil, ainda com os integrantes da banda pop mexicana Rebeldes, o jovem Christian declarou que suas paixões brasileiras eram era a caipirinha e o jeans. “Não mudo de opinião. Adoro o gosto natural da caipirinha e o jeans daqui é o melhor, sem dúvidas. Comprei mais alguns e estou levando comigo”, declarou Chávez, mostrando a calça nova "made in Brazil”.

Além dos nossos produtos, o mexicano declarou sua admiração pelo povo brasileiro. “As pessoas por aqui me encantam demais. Elas têm algo de diferente...o espírito, a energia e a paixão. Na verdade, é tudo isso misturado.”

“Libertad World Tour”
Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, a turnê “Libertad” passará ainda por países da América Latina, Europa e Estados Unidos. Carismárico, ele disse:

“A diferença agora é que eu estou viajando sozinho, eu e ninguém mais. São 14 músicas no show, sendo que eu destaco cinco delas gravadas no CD, duas composições brasileiras que eu interpreto, duas canções que só os fãs da internet conhecem e outra que eu cantei pela primeira vez em São Paulo. Nosso show é completo. Temos trocas de figurino, jogo de luzes e duas bailarinas.”

fonte: EGO

Ativista lança canal do YouTube para ajudar adolescentes gays

Dan Savage, ativista dos direitos gays, lançou um canal no YouTube para dar coragem e apoio a adolescentes gays que são discriminados e sofrem na escola.

As informações são do blog Mashable e o projeto se chama It Gets Better ("Isso melhora", em tradução livre).

De acordo com o Mashable, cada vídeo mostra alguém notável descrevendo experiências que ilustram a vida de gays e lésbicas além do ensino médio.

Savage pede que os usuários que tenham histórias para contar postem vídeos no YouTube e enviem os endereços das páginas para ele.

site: http://www.youtube.com/itgetsbetterproject

fonte: Folha.com

Preocupada, gravadora pede que Lady Gaga engorde

lady gaga magra

Após rumores de que sofre com transtornos alimentares, gravadora pede que Gaga engorde

O corpo magrinho de Lady Gaga parece preocupar a gravadora Interscope. Depois dos rumores de que a loira esteja sofrendo de transtornos alimentares, a gravadora pediu para que a estrela investisse na alimentação.

De acordo com o site NetJoven, a cantora sofre com algum transtorno alimentar e que este seria o motivo de uma série de problemas cardíacos. Gaga sofreu alguns colapsos recentes no palco, preocupando a companhia discográfica.

No começo do ano, a cantora revelou que poderia ter lupos, após sofrer a perda de um membro da família.

fonte: MixBrasil

Estados Unidos: Partido Republicano quer criminalizar a homossexualidade

Os republicanos norte-americanos querem tornar a homossexualidade ilegal no estado de Montana. Na verdade, o diretório do Partido Republicano no referido estado trouxe de volta um artigo que criminalizava a homossexualidade, mas que havia sido derrubado em 1997, quando a Suprema Corte do país decidiu proibir leis que discriminassem gays.

A iniciativa causou assombro até mesmo entre os republicanos. "Quando vi, pensei: devem estar malucos", disse o senador republicano John Brueggeman. "Se tem alguém que acha que devemos prender homossexuais, então, deve sair do Partido Republicano", completou o senador.

Os republicanos de Montana alegam que não fazem nada além de representar a vontade da população do estado. Já o diretor executivo do partido, Bowen Greenwood, explicou que o coletivo mudou a sua postura (no estatuto ainda persiste uma cláusula que criminaliza a homossexualidade), mas que ainda não alterou o documento. "Mudamos, assim como a sociedade norte-americana mudou", disse o diretor.

fonte: A Capa

Cai na rede cena de novela de 1975 que já tratava de homossexualidade

o rebu logoPode ser vista (ou revista) na internet uma cena marcante e polêmica da novela “O rebu”, exibida, às 22h, em 1975, na Globo. Seria a primeira cena de um casal gay e sobre a temática na história da TV, com a participação dos atores Buza Ferraz e Ziembinski. 

Veja abaixo:

 

 

fonte: Extra Online

Bahia: Estado é onde mais se mata gays no Brasil, diz ONG

Um estudo apresentado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) mostra que este Estado registra o maior número de casos de assassinatos de homossexuais no Brasil. Somente em 2009, 25 foram mortos. Até agosto deste ano, outros 14 gays foram assassinados.

A pesquisa aponta também que o Brasil é o líder mundial no ranking de crimes contra homossexuais. Somente em 2009, haviam sido registrados 199 homicídios. Até agosto deste ano, foram 138 mortes.

Para o coordenador do GGB, Marcelo Cerqueira, a dificuldade em solucionar os crimes contra gays está ligada à clandestinidade. Como muitos temem se expor, acabam se cercando de segredos que dificultam qualquer tipo de investigação policial.

Polícia enfrenta dificuldade
O delegado-geral da polícia baiana, Joselito Bispo, diz que a polícia tenta estabelecer uma lista de suspeitos, mas isso pode ser dificultado geralmente pelo número de pessoas com que as vítimas costumam se relacionar. Bispo considera que, diante de muitas mudanças de parceiros das vítimas, as pessoas deixam de notar quando alguém diferente chega em suas residências.

fonte: Terra

Ana Paula Arósio fala sobre personagem lésbica no cinema

Assista o vídeo onde Ana Paula Arósio fala sobre personagem lésbica

A atriz Ana Paula Arósio gravou e divulgou um vídeo falando sobre sua personagem lésbica Julia, do filme “Como Esquecer”, baseado no livro “Como Esquecer – Anotações Quase Inglesas, de Myriam Campello), com previsão de estreia para 15 de outubro.

No filme, Ana é uma professora de literatura inglesa que tenta reconstruir sua vida e dar a volta por cima após uma duradoura e conturbada relação lésbica com Antônia. Em meio esta trama, ela recebe a ajuda de um amigo gay, interpretado por Murilo Rosa.

A direção é de Malu de Martino, a mesma do longa Mulheres do Brasil. As gravações ocorreram no Rio de Janeiro e em Londres.

fonte: MixBrasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...