sábado, 15 de setembro de 2012

Prefeitura de São Paulo capacita bares e restaurantes para receber LGBT

concurso capacitação SPA Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo participou na última quinta-feira, 13 de setembro, do III Encontro de Ações Afirmativas para uma Cidade Sustentável e Humanizada, no Sindicato das Nutricionista no centro da capital paulista, com o intuito de orientar estabelecimentos de alimentos e bebidas sobre as especificidades e direitos da população LGBT.

Segundo os organizadores, pela primeira vez a CADS reuniu proprietários de bares e restaurantes para capacitá-los a receber o público LGBT diariamente e em eventos de grande porte, como a Copa do Mundo em 2014. No evento, os comerciantes foram informados sobre boas práticas de respeito à diversidade sexual, como o uso do nome social para travestis e transgêneros, disposto no Decreto Municipal 51.180/2010, e as punições aos atos discriminatórios em razão da orientação sexual, aplicados segundo a Lei Estadual 10.948/2001.

"Apesar do projeto de lei de criminalização da homofobia ainda não ter sido aprovado em esfera federal, há legislações e mecanismos para garantir o respeito a esse segmento", destacou Ana Cristina Mendes, do Núcleo de Serviço Social do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia.
A coordenadoria distribuiu ainda uma cartilha com dicas de relacionamento e respeito à comunidade gay.

fonte: MixBrasil

Alemanha: Treinador do Bayern considera a homossexualidade 'assunto delicado'

Jupp Heynckes tem receio de que sociedade não tolere gays no futebol

Jupp HeynckesO técnico do Bayern de Munique, Jupp Heynckes declarou nesta sexta-feira que o fato de jogadores "saírem do armário" para revelar sua homossexualisdade era um "assunto muito delicado, que tem que ser levado a sério", mostrando mais cautela do que a chanceler alemã Angela Merkel na véspera. O debate ganhou mais força recentemente na Alemanha depois de um jogador gay de primeira divisão ter concedido uma entrevista a uma revista sob a condição de manter o anonimato.

- Se eles querem sair do armário, será respeitado, mas estou com receio de que a sociedade, o esporte e uma pequena parte dos torcedores não tolerem isso ainda. Se um jogador quiser se abrir comigo sobre esse assunto, tratarei isso de forma muito discreta, sou muito tolerante - afirmou o treinador, na véspera da partida entre o Bayern e o Mainz pelo Campeonato Alemão.

> Angela Merkel e dirigentes do futebol dão apoio a jogadores homossexuais do país

Na última quinta-feira, Merkel chegou a incentivar os jogadores gays a revelar sem medo e publicamente sua homossexualidade, durante um evento sobre integração realizado em Berlim.

- Acredito que aqueles que têm força e coragem de assumir sua homossexualidade precisam saber que vivem num país em que não tem nada a temer - disse.

De acordo com o presidente do Bayern, Uli Hoeness, presente no mesmo evento, trata-se apenas de uma questão de tempo antes que um primeiro jogador fale abertamente sobre o assunto. O dirigente alertou sobre a necessidade de "proteger ao máximo" todos os jogadores que revelarem seu homossexualismo.

fonte: globoesporte.com

França: Para arcebispo, casamento gay leva a incesto e poligamia

"Depois vão querer formar casais de três ou quatro pessoas. Depois, um dia, a proibição do incesto vai cair", afirmou Barbarin, arcebispo de Lyon

O casamento entre pessoas do mesmo sexo pode levar a "uma ruptura social" que abre portas para a poligamia e o incesto, afirmou nesta sexta-feira o arcebispo de Lyon na França, Philippe Barbarin, em um debate sobre a legalização das uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Depois de se reunir com o ministro do Interior francês, Manuel Valls, o clérigo afirmou em entrevista à rádio "RCF" que, uma vez adotado o casamento homossexual, "as consequências podem ser incontáveis".

"Depois vão querer formar casais de três ou quatro pessoas. Depois, um dia, a proibição do incesto vai cair", afirmou Barbarin.

O arcebispo definiu o casamento como "uma fortaleza" para proteger "o elemento mais frágil da sociedade, ou seja, a mulher que dá à luz uma criança, e permite todas as condições para que isso ocorra da melhor maneira possível".

Barbarin, que no passado afirmou que o legislativo não pode substituir "Deus Pai", disse hoje que "para os cristãos, a Bíblia, que diz em sua primeira página que o casamento une um homem a uma mulher, tem mais força e verdade para atravessar as culturas e os séculos do que as decisões circunstanciais e passageiras de um Parlamento".

O governo francês deve apresentar o projeto de lei que autoriza as uniões homossexuais no dia 28 de outubro, embora ainda não tenha definido todos os detalhes.

Concretamente, ainda não se sabe se a lei vai autorizar o direito dos casais de lésbicas a terem o reconhecimento do direito de maternidade das crianças geradas por inseminação artificial.

fonte: Exame.com

Eleições 2012: Presidente do PRB se retrata em blog após ligar 'kit-gay' à igreja católica

Marcos PereiraO presidente do PRB Marcos Pereira, bispo da igreja Universal que apoia a candidatura à prefeitura de Celso Russomanno, se retratou nesta sexta-feira sobre críticas ao "kit-gay" - material didático de combate à homofobia - distribuído na gestão de Fernando Haddad como ministro da Educação - e por relacioná-lo à igreja católica no post "Qual o futuro da educação no Brasil?" em seu blog em 2011. Na página, ele postou que manifestou naquele momento uma opinião sem conotação política ou eleitoral. "Reitero o respeito que tenho pelos direitos individuais independente de credo, raça ou opção sexual", escreveu.

A manifestação veio após uma nota de repúdio em que Arquidiocese de São Paulo, a pedido do bispo d. Odilo Scherer, coloca dúvidas sobre a conduta do PRB, se Russomanno for eleito, e classifica o partido como "manifestadamente ligado à igreja Universal". "Lamentavelmente, se já fomentam discórdia, ataques e ofensas sem o poder, o que esperar se o conquistarem, mesmo parcialmente, pelo voto? É pra pensar!", versa a nota.

No texto publicado, Pereira disse que a igreja católica tem o controle das ações do governo federal, estadual e municipal. Ele responsabilizou a religião, de forma indireta, por distribuir o "kit-gay". "Dias de absurdos e depravações. Dias em que filhos e netos chegam à escola e recebem "kits" distribuídos pelos próprios professores lhes ensinando como serem gays ou como optarem por serem gays. É este o programa "educacional" que o Ministério da Educação planeja adotar nas escolas públicas do nosso Brasil, sem sequer perguntar aos pais se eles concordam ou apoiam a iniciativa. Simplesmente nos impõem a ditadura das minorias". Ele questionou: Agora, tentam nos impor os famigerados "kits gays". Até quando o Vaticano terá o controle das ações do governo, seja federal, estadual ou municipal?".

"Lamento que tal exercício de pensamento publicado há um ano e quatro meses seja usado de maneira indevida às vésperas da eleição para a prefeitura de São Paulo", afirmou o bispo. Russomanno disse após caminhada na Vila Nova Cachoeirinha, na tarde deste sexta-feira, que o presidente de seu partido colocou apenas a opinião como blogueiro e que ele não interferirá em sua gestão. "Quem vai governar São Paulo é o Celso Russomanno com o Flávio Borges D'Urso. Somos nós que vamos governar São Paulo e ponto final, não tem mais o que falar sobre isso", disse o candidato.

fonte: Terra

Iraque: Gays são alvos de milícias e soldados no pós-Saddam

Investigação da BBC mostra perseguição sistemática a homossexuais, também perpetrada por forças do governo.

Autoridades do Iraque têm feito uma "caça às bruxas" contra os homossexuais, com perseguição sistemática e mortal a homens e mulheres, revela uma reportagem investigativa da BBC.

Ativistas dizem que centenas de homossexuais foram mortos nos últimos anos, enquanto o governo, que conta com apoio ocidental, tem ignorado o assunto. Para as Nações Unidas, a negligência quanto à violência torna o Estado iraquiano um dos responsáveis pelos crimes.

A investigação da BBC mostra que no Iraque pós-Saddam Hussein ser homossexual - ou mesmo parecer homossexual - pode significar uma sentença de morte no país.

Em alguns casos, homossexuais foram mortos pelos próprios familiares, nas chamadas "mortes pela honra", ou pela ação de milícias. Mas a perseguição também parece ocorrer sob os mandos de forças de segurança oficiais - ainda que o governo se recuse a admiti-lo.

Dezessete homossexuais entrevistados pela reportagem se disseram perseguidos individualmente, e todos dizem ter amigos ou parceiros mortos.

Ainda que o governo diga que desarticulou milícias que fazem esse tipo de perseguição, um ex-policial, que conversou com a BBC em condição de anonimato, disse ter abandonado a corporação depois de ter recebido ordens diretas para prender dois homossexuais. Um deles foi morto na cidade onde era "procurado".

"Durante a ocupação americana, estávamos muito ocupados. Agora, com tempo livre, a polícia passou a perseguir gays", disse o ex-policial.

gay iraque 01Abrigo
Com isso, a comunidade gay do Iraque fica cada vez mais escondida e assustada. Uma vez que um homossexual entra na "lista de procurados", ele ou ela não tem para onde escapar.

Muitos relatam buscas oficiais em suas casas, além de casos de estupro. Outros temem ser identificados nas dezenas de postos de checagem que têm como objetivo garantir a segurança de Bagdá. "Não tenho liberdade. Não posso viver a minha vida", disse um deles à BBC.

Há apenas um abrigo para homossexuais em Bagdá, com capacidade para três pessoas. Outros abrigos foram alvos de ofensivas e fechados pelo governo.

Segundo um relatório de 2009 da ONG Human Rights Watch, é possível que centenas de homossexuais homens tenham sido mortos desde a invasão americana, em 2003.

Mas o Ministério de Direitos Humanos do Iraque afirma não poder ajudar os homossexuais, porque o grupo não é considerado uma minoria sob os olhos do governo. Alega, porém, que denúncias de morte foram encaminhadas ao Ministério do Interior.

O premiê iraquiano, Nuri al-Maliki, que tem comando direto sobre o Ministério do Interior, não respondeu aos pedidos de entrevista. Seu porta-voz, no entanto, disse à BBC que não existe nenhuma perseguição sistemática a homossexuais e que estes devem "viver suas vidas normalmente".

gay iraque 02Conservadorismo
Ao mesmo tempo, no distrito de Cidade Sadr, em Bagdá, um clérigo islâmico disse à BBC que o "terceiro sexo" - como o homossexualismo é chamado - é "totalmente rejeitado pelo islã".

Ainda assim, a cultura religiosa e conservadora do Iraque não explica por si só a perseguição aos gays, dizem analistas.

No Líbano, por exemplo, o grupo radical Hezbollah é razoavelmente tolerante ao homossexualismo. No Irã, onde a prática homossexual é ilegal e comumente punida, a cena "underground" gay também é tolerada. Até na ultraconservadora Arábia Saudita a perseguição não parece chegar nos níveis do Iraque.

Durante o governo de Saddam (1979-2003), homossexuais desfrutaram de algum grau de liberdade e segurança e, após a invasão americana, grupos liberais esperavam que essa liberdade aumentasse.

Mas forças conservadoras islâmicas que ganharam o poder se mostraram resistentes a aceitar valores supostamente ocidentais, incluindo o homossexualismo. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

fonte: Estadão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...