sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: Militar envolvido em ação homofóbica se cala em depoimento

O delegado Fernando Veloso, titular da 14ª Delegacia de Polícia (Leblon), no Rio de Janeiro, colheu nesta sexta-feira (19) o depoimento dos três militares envolvidos na agressão a um estudante no parque Garota de Ipanema, domingo passado (14), após a Parada Gay.

O terceiro sargento Ivanildo Ulisses Gervásio, que confessou à Justiça Militar ter sido o autor do disparo, se reservou o direito de permanecer calado.

Veloso informou que o inquérito policial tratará apenas da conduta do autor do disparo. Ele assegura que indiciará o militar por tentativa de homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe e sem chance de defesa), cuja pena pode chegar a 20 anos.

Os outros dois militares envolvidos serão julgados pela Justiça Militar.  Para o delegado, o indicamento independe do fato do disparo ter sido acidental. Veloso sustenta que somente o fato de se manusear a arma apontada para alguém mostra que o atirador teria assumido o risco de matar.

"De uma forma ou de outra, ainda que a gente fique convencido de que esse disparo foi acidental, a maneira como ele (o autor do disparo) descreveu o fato, ou seja, ele tentou alimentar a arma na frente da vítima, e apontando para a vítima, isso configura dolo eventual", argumentou o delegado.

O titular da 14ª DP tem 30 dias para concluir o inquérito. Sobre a motivação ter sido homofóbica, o delegado disse que tal questão será analisada somente pela Justiça Militar. "Homofobia não configura injúria qualificada”, explicou. “É provável que ele responda por esses crimes (injúria), mas pelo inquérito militar."

Histórico
Ontem, o delegado informou que as testemunhas foram unânimes ao apontar o suposto autor do disparo que atingiu o estudante de 19 anos no parque Garota de Ipanema. O jovem, que estava com um grupo de homossexuais, foi baleado na barriga e ofendido verbalmente. Além da vítima, outras quatro testemunhas participaram do reconhecimento.

Segundo o delegado, os militares admitiram que saíram à revelia do comando com o objetivo de fazer as pessoas saírem do parque. "Durante a abordagem da vítima, o autor se sentiu afrontado pela conduta do rapaz e achou que ele deveria simplesmente obedecer ao comando, e não se impor. Por conta disso, acabou ocorrendo aquele disparo", disse Veloso. "A conduta dos militares é reprovável, a motivação é homofóbica. Não há dúvida quanto a isso", declarou o titular da 14ª DP.

Ofensas
Um amigo do rapaz baleado também prestou depoimento ontem. “Eu vi eles agredindo meu amigo. Chamaram de ‘seu v.”, falaram ‘você é uma vergonha para sua família’, ‘v. tem que morrer”, relatou H., que estava com o grupo de homossexuais no momento das supostas agressões.

fonte: UOL

São Paulo: Mais um ato contra a homofobia será realizado neste sábado

Organizado pela sociedade civil, mais um ato contra a homofobia acontecerá em São Paulo neste sábado (20), a partir das 17h, no cruzamento da avenida Paulista com a rua Augusta.

512159De acordo com os organizadores, a manifestação, que está sendo divulgada em sites de relacionamento como Orkut e Facebook, vai acender velas e levar flores em homenagem aos gays que foram vítimas da homofobia no país. "Queremos diante dos ataques contra os direitos humanos no Brasil na última semana tornar nossa voz uma aliada de nossa luta", diz trecho do convite.

No ato, os participantes pretendem protestar também contra "o ataque covarde contra 4 vítimas na av. Paulista (que ao que tudo indica sairá impune), a declaração do Chanceler do Mackenzie contra a criminalização da homofobia, o tiro no rapaz após a parada gay do Rio de Janeiro e o relatório divulgado pelo o Jornal Nacional sobre a lei Maria da Penha, que só vem confirmar a terrível falta de direitos humanos no Brasil".

"Não podemos ficar calados, vamos fazer um ato pacífico o quanto antes enquanto tudo isto ainda está vivo na sociedade e na mente covarde dos agressores! Vamos com faixas, cartazes, flores e velas pelas vítimas de homofobia e todos os outros crimes contra os direitos humanos no Brasil", protestam os organizadores.

No domingo, mais um ato contra a homofobia acontece na cidade. Promovida pelo Fórum Paulista LGBT e o Conexão Paulista LGBT, a manifestação começa a partir das 14h, no vão livre do Masp.

serviço:
Manifestação organizada pela sociedade civil
Quando: sábado, 20, a partir das 17h
Onde: cruzamento da avenida Paulista com a rua Augusta.

Manifestação organizada pelas ONGs de São Paulo
Quando: domingo, 21, a partir das 15h
Onde: no vão livre do MASP, 1578 - avenida Paulista.

fonte: A Capa

Professor de “Glee” mostra corpão

gleeprofessor2Ele não só canta, malha e muito.

Soltar a voz. É o que mais Matthew Morrison, o professor de Glee, faz na série. Pelo que se vê no ensaio para a revista "Details", edição de dezembro, o belo também malha muito, mas nada de se considerar símbolo sexual. "Não me sinto confortável com essa idéia de sex appeal, mas sei que, no meu trabalho, eu tenho que usar isso" explicou.

gleeprofessor1gleeprofessor3

fonte: Toda Forma de Amor

"Eu beijo homem na boca. Ali sou gay", diz humorista sobre atuação em "Pânico na TV"

Fazer rir é uma das artes mais complexas, e poucos a dominam tão bem quanto Cesar Polvilho

Cesar PolvilhoPessoas sérias e carrancudas deveriam frequentar espetáculos em que a comédia, o improviso e o humor manifestam-se. Basta acionar nossa memória atávica e resgatar lembranças: o Capitão Gay interpretado pelo Jô Soares, o Pantaleão e o Coalhada pelo mestre Chico Anysio, as impagáveis manobras do Bussunda, os delírios do Ronald Golias, as sacadas do Costinha, as ressacas da Catifunda, as brilhantes histórias do Monty Python, as confusões psicodélicas dos Três Patetas, de Oscarito, de Jim Carrey e tudo aquilo que Chaplin, o Gordo e o Magro e Buster Keaton realizaram.

Sou do tempo do Epaminondas e adepto da gargalhada. Outro dia, num domingão sapeando a TV, fui hipnotizado pelo programa Pânico na TV por um personagem surpreendente: o Ursinho Gente Fina, que seduziu o Brasil. Fui incumbido pela Trip de decifrar Eduardo Sterblitch, “aka” César Polvilho, Freddie Mercury Prateado, Serginho ex-BBB e, ufa, o Ursinho Gente Fina. Nosso encontro aconteceu primeiro em sua casa em Moema, São Paulo, e depois na Rede TV. Carioca, 23 anos, nosso Freddie Mercury Prateado possui um currículo turbinadíssimo: nove anos de aulas particulares de clown, oito anos de curso livre no Teatro Tablado e atividades multifacetadas em peças de teatro infantil e musicais femininos. Desde pequenino ele dublava Daniela Mercury e Mara Maravilha no prédio onde morava. Sempre interpretou personagens femininos. “Gostava de imitar mulheres, até com a minha bisavó de bengalinha eu tirava onda”, conta.

Nossa conversa foi embalada por momentos de muita gargalhada e histórias psicodélicas. Edu jura que parte da sua família veio da Rússia, mais precisamente de Chernobyl, onde ocorreu o maior acidente nuclear da história em 1986. Segundo ele, aquelas terras inclusive pertenceram à sua família. Por causa disso, ganhou o apelido de Chernobyl no colégio onde estudou no Rio. Leitor compulsivo de Beckett, Ionesco, James Joyce e outros clássicos da literatura, Edu mergulhou no humor e hoje faz parte do elenco do Pânico. Basta escutar os mantras e bordões que criou para seus inúmeros personagens: “Emiiiliooo, estou grávido”, “Meus braços doooem”, “Papai fugiu”, “Venha, baiano”, “ALOKA” e “Uh! Lady Gaga”.

Sterblitch está em cartaz toda segunda-feira no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, com a peça Minhas sinceras desculpas. “Queria terminar nosso papo implorando para todos assistirem”. Recado dado.

fonte: Trip

Estados Unidos: Casa Branca tenta revogar lei contra gays no Exército

A Casa Branca iniciou uma segunda tentativa de revogar a lei contra a integração de homossexuais nas Forças Armadas, depois que o Senado rejeitou um debate em setembro.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao líder democrata do Comitê de Serviços Armados do Senado, Carl Levin, que estimule um novo debate contra a medida, conhecida como "Don't Ask Don't Tell" (DADT).

O líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, emitiu nesta quarta-feira à noite um comunicado no qual assegura que a Câmara Alta votará sobre a medida "após o Dia de Ação das Graças".

"Nosso Departamento de Defesa apoia a revogação da DADT como uma forma de obter umas Forças Armadas constituídas por voluntários", afirmou Reid. O democrata ressaltou a "necessidade" de anular a medida "para que qualquer americano que queira defender o país possa fazê-lo".

A lei, aprovada em 1993 por Bill Clinton, não permite que as autoridades militares perguntem aos soldados sobre sua orientação sexual, mas autoriza o Pentágono a demitir os aqueles que se assumam homossexuais.

Depois das eleições legislativas de 2 de novembro, Obama reiterou sua vontade de que o Congresso revogue a medida.

O presidente americano alegou que quer que a lei seja suspensa no Congresso mediante uma "transição ordenada" e se opôs a uma ordem judicial que entre em vigor de forma imediata, ao considerar que causaria grandes contratempos no Exército.

fonte: Terra

Goiás: OAB realiza seminário de Direito Homoafetivo

Direito Homoafetivo é tema de seminário na próxima quarta-feira na OAB de Goiás

A Escola Superior da Advocacia da OAB/GO (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Goiás) vai realizar na próxima quarta-feira, 24, o seminário “Direito Homoafetivo: uma Questão de Justiça”. O evento começa às 18h30, no Auditória da Escola, que fica na Rua 101, nº 123, Setor Sul.

Às 19h, começa a palestra “Direito Homoafetivo: uma Questão de Justiça”, com a advogada especialista no ramo Chyntia Barcellos. “A palestra reunirá as visões de uma advogada (eu), um juiz e um promotor de Justiça. Será um evento completo e imperdível”, aponta Chyntia.

Às 19h45, o juiz de Direito do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Goiânia, Maurício Porfírio, ministra a palestra “Direito Homoafetivo em Face dos Direitos da Criança”. Ele é seguido às 20h30 por Everaldo Sebastião de Souza, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio à Infância e Juventude e Educação do Ministério Público de Goiás.

Everaldo vai falar sobre o “Direito Homoafetivo sob a Ótica do Ministério Público”. A programação do seminário termina às 21h30, com debates orais sobre o que foi falado durante a noite. As inscrições podem ser feitas pelo www.oabgo.org.br/esa.

fonte: MixBrasil

Ministério Público Federal investigará perfil homofóbico no Twitter

O Ministério Público Federal (MPF) informou na tarde desta quinta-feira (18) que instaurou procedimento investigativo para apurar a troca de mensagens homofóbicas, de incitação ao ódio, postadas no perfil @homofobiasim e replicadas no microblog pela hashtag #homofobiasim.

Procurado pela reportagem do site A Capa, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, disse que existe uma limitação pelo fato de o Twitter estar hospedado em servidores nos Estados Unidos, mas que a investigação será feita após a denúncia de um usuário do microblog.

Após instaurado o procedimento investigativo, o Ministério Público Federal enviará ofício aos administradores do site, solicitando explicações. O MPF poderá eventualmente exigir a exclusão do perfil homofóbico. "O fato é lamentável, é uma involução, um retrocesso. O caso precisa de uma resposta firme", falou o procurador.

Criado em 2008 com outro nome de usuário, o perfil @homofobiasim já tem mais de 15 mil seguidores. Na chamada "bio" do perfil, a ignorância impera: "A maioria dos homossexuais pouco ou nada acrescenta para a sociedade. São eles os responsáveis pela propagação de DSTs no mundo."

Como resposta às mensagens homofóbicas, uma campanha do perfil @homofobianao conseguiu colocar a tag #homofobianao no segundo lugar dos Trending Topics, os tópicos mais comentados do Twitter. O perfil de apoio à comunidade LGBT foi criado em 2009 para pressionar pela aprovação do PLC 122, que criminaliza a homofobia no país, e se mantém atualizado com notícias sobre os direitos dos homossexuais.

Disseminados em várias páginas do Twitter, os ataques atingiram também o perfil @homofobianao. "Homofóbicos chegaram a mandar mensagens de ódio para o nosso perfil no Twitter, mas recebemos, em contrapartida, maioria esmagadora de mensagens de apoio", explicam os administradores ao A Capa. "Ficamos tristes com as incitações de ódio, principalmente porque muitas pessoas utilizam a religião como justificativa para a homofobia."

Com amplo apoio, os internautas chegaram a levar o caso ao site Safernet, que encaminha as denúncias diretamente ao Ministério Público. "Acreditamos piamente que, unidos, vamos mostrar ao Brasil que homofobia é coisa séria e que só o PLC 122 pode proteger os homossexuais e garantir seus direitos", torcem os administradores do @homofobianao.

Uma série de reproduções de mensagens homofóbicas foram compiladas num vídeo, que está disponível no YouTube. Assista abaixo e proteste você também: #homofobianao.

fonte: A Capa

Mãe de Lindsay Lohan vai processar “Glee” por piada com a filha

Dina LohanO site “Gossip Cop” divulgou que Dina Lohan, mãe de Lindsay Lohan, está irritada com a série “Glee”.

No episódio exibido nesta quarta-feira (17), nos Estados Unidos, Gwyneth Paltrow interpreta uma professora substituta de espanhol.

Na cena, a atriz faz perguntas sobre Lindsay Lohan em espanhol. “Lindsay Lohan é totalmente louca, certo?”, questiona Gwyneth. Para ensinar os alunos a falar o número cinco, a atriz faz mais uma pergunta: “Quantas vezes Lindsay já foi para a reabilitação?”.

Dina Lohan afirmou que os advogados vão enviar uma carta para os responsáveis pelo seriado, falando que a atriz foi difamada e que está trabalhando duro em sua recuperação.

“Lindsay tem um problema com o qual milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem, mesmo assim, ‘Glee’ está tratando o vício como motivo de piada”.

fonte: Cena G

Suposto caso gay de Chris Bown cai na rede

Chris Brown teria caso gay e brigou com suposto affair no Twitter

Chris BrownPor essa pouca gente esperava: o cantor Chris Brown (sim, o ex de Rihanna) estaria tendo um relacionamento gay, de acordo com o site Socialite Life. A notícia veio à tona depois que a suposta relação com outro homem teria chegado no Twitter oficial do cantor.

Sem qualquer manifestação de que seu perfil tenha sido hackeado, Chris e o suposto affair, conhecido apenas como Jordan, discutiram a relação na rede social e lavaram a roupa suja depois que Jordan declarou, em um vídeo, que eles costumam manter relações sexuais eventuais que poderiam envolver outras pessoas.

Na briga, Chris chegou a dizer: “Qual é o seu problema? Mantenha meu nome longe da sua boca de viado.”

Para alimentar ainda mais o imaginário, o affair também esteve no clipe “Kiss, Kiss” e já foi flagrado com Brown em um quarto de hotel.

fonte: MixBrasil

São Paulo: Vídeo mostra agressão homofóbica na Paulista

Veja vídeo que mostra o momento exato do ataque homofóbico na Paulista

O SBT divulgou nesta quinta-feira, 18, vídeo de uma câmera de segurança da Avenida Paulista que mostra o momento exato em que um jovem que transitava pela região foi agredido com lâmpadas fluorescentes na cabeça.

O rapaz foi agredido de costas e só revidou quando foi atingido pela segunda lâmpada. Depois de sair do foco da câmera, é possível ver apenas um segurança do prédio sair para apartar a briga.

A Polícia trata o caso como motivado por homofobia.

Entre os agressores, quatro eram menores de idade e um maior. A família e os advogados não comentaram o vídeo.

fonte: MixBrasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...