sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bahia: Aluno da UFBA usa salto em formatura em protesto contra preconceito

Aluno de Artes e Gestão Cultural, Manasses Pessoas ousou no figurino. Jovem afirma que atitude é uma expressão política e teve apoio de família.

Manasses PessoaUm aluno da Universidade Federal da Bahia (UFBA) usou salto alto para compor a beca da sua colação de grau do curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Artes e Gestão Cultural. A cerimônia ocorreu no auditório da Reitoria, no bairro do Canela, em Salvador, na terça-feira (23). O formando Manasses Pessoa foi o orador da turma.

“É um protesto contra o preconceito a homossexuais e a falta de oportunidade que a maioria deles sofre na sociedade. Gays e travestis, muitas vezes, são marginalizados por não ter o apoio da família, de amigos e da própria sociedade”, disse. Segundo Manasses, ele escolheu o salto alto como “símbolo de um ato político”.

O objetivo foi chamar atenção para a reflexão sobre o preconceito, principalmente o que ele diz sofrer por ser afeminado. Na plateia, estavam presentes duas irmãs, a sobrinha do estudante e o companheiro, relacionamento de oito anos. O estudante disse que todos ficaram surpresos e emocionados com a atitude, e que ele tem apoio total da família e dos amigos sobre a sua orientação sexual.

A assessoria da UFBA disse a atitude é inédita e que não há nenhuma restrição. A universidade baiana informou que o estudante estava de beca e cumpriu todos os procedimentos obrigatórios no ritual de colocação.

"Alguns espectadores ficaram sem entender, outros acharam que foi um espetáculo artístico, já que a formatura era de Artes, mas o fato é que minha atitude foi uma expressão política, um ato político para dizer que luto por uma minoria que sofre diariamente com a opressão, o desrespeito e a descriminação", disse o jovem em um comunicado postado em rede social.

fonte: G1

"Ser bissexual não foi uma fase", diz Evan Rachel Wood

Atriz diz que esperou contar para a família e que declaração não fosse entendida como oportunista

Evan Rachel Wood 02A bela Evan Rachel Wood, estrela de filmes como “Aos Treze” (2003), esclareceu ao site “The Daily Beast” que ser bissexual não foi uma fase pela qual passou e que não queria que a saída do armário fosse considerada oportunista.

“Para mim, a razão pela qual eu me assumi é porque eu senti, como agora, que era o momento de não ficar mais em silêncio sobre isso … Eu queria esperar o momento certo e esperar para que as pessoas soubessem que não era uma fase e que eu não estava fazendo isso para chamar a atenção”, disse a atriz de 25 anos.

“Esta é uma parte de quem eu sou, e eu tenho idade o suficiente para saber realmente quem eu sou agora. E eu tive que esperar até que eu dissesse a minha família também, o que me deixou bem nervosa também.” Evan assumiu-se bissexual em abril de 2011.

fonte: ParouTudo

Rondônia: Justiça autoriza casamento gay no Estado

Estado é o primeiro da Região Norte a aprovar a união homo

A Região Norte entrou no mapa da legalização do casamento gay. Rondônia se tornou o primeiro da região e a 11ª unidade da Federação a autorizar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Publicado nesta sexta-feira, 26, no Diário da Justiça Eletrônico, pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado, o Provimento 008/2013-CG tem como base o que estabelece a Constituição Federal com relação ao respeito à dignidade da pessoa humana e a isonomia de todos perante à lei, sem distinções de qualquer natureza, inclusive sexo, conforme os princípios explícitos no inciso III do artigo 1º, no inciso IV do artigo 3º, no caput e no inciso I do art. 5º.

O juiz auxiliar da Corregedoria, Dr. Rinaldo Forte, confirmou que o provimento tem o mesmo valor que nos outros Estados em que a união foi aprovada. Com a prescrição, fica determinado que os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado de Rondônia deverão receber os pedidos de habilitação para casamento de pessoas do mesmo sexo, procedendo na forma do § 1º do art. 67 da Lei nº 6.015/73.

Também fica determinado que as serventias (cartórios) devem, caso seja solicitado, fazer a conversão de união estável em casamento de pessoas do mesmo sexo. Rondônia se junta a outros nove Estados – São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará e Piauí – e ao Distrito Federal. Bem-vindo ao grupo, Rondônia!

fonte: ParouTudo

Rússia: Governo ameaça modificar adoção com países que autorizam união gay

Nesta semana, França se tornou o 14º país a aprovar lei. Na América do Sul, Argentina e Uruguai têm leis desse tipo.

Vladimir Putin 02A Rússia ameaça modificar os acordos de adoção com os países que autorizam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, afirmou o presidente russo Vladimir Putin, três dias depois da França legalizar o matrimônio homossexual.

"Considero que temos o direito de fazer modificações. Devemos reagir ao que está acontecendo ao nosso redor", declarou Putin durante um encontro com deputados, quando destacou as "tradições culturais e as normas éticas" da Rússia.

O Parlamento russo provocou polêmica recentemente ao proibir a adoção de crianças russas por famílias americanas.

A lei foi aprovada, em parte, como represália por uma legislação relativa aos direitos humanos adotada pelo Congresso americano.

A Rússia descriminalizou o homossexualismo em 1993 e oficialmente o eliminou da lista de transtornos psiquiátricos em 1999.

Mas a homofobia ainda é muito forte no país e quase nenhuma personalidade pública admitiu ser gay.

Putin é famoso por sempre tentar divulgar uma imagem viril.

fonte: G1

Estados Unidos: Testes de vacina contra HIV são interrompidos

teste vacinaUm estudo que testava uma vacina experimental contra o HIV desde 2009 foi suspenso pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH), pois o comitê concluiu que a vacina não era eficaz no combate ao vírus e nem reduzia sua presença no sangue.

O experimento envolveu 2.504 voluntários em 19 cidades dos EUA, avaliando homens que faziam sexo com outros homens e transexuais que faziam sexo com homens.

O Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, que patrocinou os testes, garantiu que continuará acompanhando os participantes do estudo para avaliar de forma mais precisa os dados colhidos.

fonte: Cena G

Assexuados dizem sofrer os mesmos preconceitos do que os gays

Grupo que não gosta de sexo representaria 1% da população mundial. 'A sociedade apresenta o sexo como uma obrigação', afirma entidade.

Associação para a Visibilidade dos AssexuadosUm grupo de pessoas que se declaram assexuadas diz sofrer os mesmos preconceitos que os gays. Homens e mulheres que não sentem desejo ou a atração física, nem por homens nem por mulheres, representariam 1% da população mundial, segundo estimativas.

"Compreendi que era assexuado ao ver um programa de TV a respeito", explicou o engenheiro informático francês de 27 anos, que antes achava que sua ausência de interesse pelo sexo algo 'anormal' e que, por isso, tentava reprimir o sentimento.

Julián mantinha relações sexuais com a namorada, mas só para dar prazer a ela e não por ser levado pelo próprio desejo, admitiu.

Depois de ter compreendido que não tinha impulsos sexuais ou vontade de manter uma vida sexual, Julian navegou na web, em alguns fóruns especializados sobre o assunto, e conheceu outra jovem, assexuada como ele, com quem agora compartilha uma relação feliz e casta.

Os assexuados começam a se organizar na França, onde, nesta sexta-feira, realizam um dia destinado a defender o direito de ter uma opção sexual diferente da grande maioria.

"A sociedade apresenta o sexo como uma obrigação", analisa o vice-presidente da Associação para a Visibilidade dos Assexuados (AVA), que se identifica apenas como Paul.

O contrário da promoção abusiva do sexo, a ausência de vida erótica, também é considerada uma espécie de perversão, lamentou.

"Ser assexuado é uma forma de sexualidade. Faz parte da diversidade das sexualidades humanas e é muito mais importante reconhecer sua existência que tentar criticá-la", enfatizou.

O certo é que não é fácil viver esta diferente orientação sexual em uma sociedade onde as relações sexuais são consideradas uma das chaves do bem-estar e desenvolvimento pessoal, disse ainda.

Há dois anos, uma conhecida jornalista parisiense, Sophie Fontanel, contou que parou de fazer sexo, em um romance intitulado "L'Envie".

O livro provocou críticas e valeu reprovações a sua autora de afirma não amar os homens.

O romance vendeu bem, e muitas leitoras agradeceram a ela por colocar em palavras sua própria ausência de desejo.

A falta de desejo sexual geral complicações e problemas para os assexuados em suas relações que pessoas que têm vontade de desfrutar do sexo, admitem.

'Conheci uma mulher há cinco meses e me apaixonei por ela, mas não sinto nenhum desejo sexual e acho que ela está se distanciando de mim, e sei que é difícil porque ela me ama', escreveu um homem no site especializado .

"Que sofrimento, eu até choro de raiva!", acrescentou o homem inscrito sob o pseudônimo 'Empático de Lyon', cidade do centro-oeste da França.

Segundo o vice-presidente da AVA, muitos assexuados formam casais com pessoas com a mesma condição.

Em 2004, um professor canadense da Brock University, Anthony Bogaert, estimou que os assexuados representam 1% da população mundial.

E a Comunidade de Visibilidade e Educação Sexual (Asexual Visibility and Education Network - AVEN), fundada em 2001 pelo americano David Jay, indica que possui 70.000 membros no mundo.

Bogaert também estima que esta comunidade sofre discriminações. "A média dos heterossexuais sente por eles menos consideração do que pelos gays e lésbicas", assinala.

O termo assexuado começou a ser conhecido no final dos anos 90 graças à internet e seus fóruns especializados.

Em 2010, foi realizada nos Estados Unidos uma semana dedicada aos assexuados, com ações de sensibilização.

Os organizadores do primeiro Dia da Assexualidade na França estão dispostos a realizar iniciativas modestas, como o envio de poemas ao site.

fonte: G1

São Paulo: Padre declara apoio a gays, causa polêmica e bispo pede retratação

padre BetoApós declarações feitas em rede sociais sobre temas como bissexualidade, infidelidade e avaliações sobre os costumes da própria Igreja Católica, um padre de Bauru (SP) terá de se retratar publicamente por determinação da Diocese local, além de retirar todo o conteúdo divulgado na internet. A ordem, publicada no site da Diocese, causou mal estar na comunidade católica de Bauru. Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, é conhecido por abordar durante as homilias, em textos publicados por ele em jornais e nas páginas pessoais no Facebook e no Twitter, posturas consideradas contraditórias às pregadas pela Igreja Católica.

Em um vídeo publicado no YouTube, o pároco aparece sentado em uma mesa de bar comentando temas considerados polêmicos por fiéis católicos. Em um trecho, ele opina sobre a bissexualidade e a fidelidade no casamento.

"Isso tem acontecido hoje com mais frequência por causa da liberação sexual, do homem se apaixonar por outro homem e da mulher se apaixonar por outra mulher, e os dois sendo casados. Aqui, existe amor também. Quer dizer, é ele amando uma outra pessoa que é do mesmo sexo e que ele está se descobrindo. Agora, tanto um amor quanto outro amor é preciso decidir: qual vida eu quero levar? O que não pode é a traição. Uma pessoa que tem um relacionamento extraconjugal e que esse relacionamento é aceito pelo cônjuge, aqui existe fidelidade. O que é fidelidade? Fidelidade é transparência", diz o padre durante o vídeo.

Ainda no vídeo, o padre é questionado sobre o posicionamento da Igreja Católica frente à homossexualidade e ao casamento. Ele diz acreditar que a Igreja precisa analisar criticamente as transformações que têm acontecido na sociedade.

"Se a ciência humana está constatando que hoje em dia não dá mais para enquadrar o ser humano como homossexual, bissexual ou heterossexual, mas sim como seres sexuados e que o amor pode surgir em qualquer desses níveis, a Igreja precisa estudar bem isso. Caso contrário, ela vai cometer um pecado, o de não saber amar o seu próximo", disse o padre.

Após tomar conhecimento das declarações do sacerdote e do conteúdo do vídeo – que já foi visto por mais de 5 mil pessoas – a Diocese de Bauru divulgou uma nota condenando a atitude do padre e exigindo que ele se retrate pelos mesmos meios de comunicação. Segundo a nota, assinada pelo bispo Dom Frei Caetano Ferrari, os pronunciamentos ocorrem em desacordo com os ensinamentos da Igreja Católica.

bispo Dom Frei Caetano Ferrari"Determino a se retratar através do mesmo meio utilizado (site, Facebook e YouTube), no prazo até 29 de abril de 2013, confessando humildemente que errou quanto a sua interpretação e exposição da doutrina, da moral e dos costumes ensinados pela Igreja", diz a nota.

No Facebook, o assunto gerou discussão entre os fiéis. Muitos deixaram mensagens de apoio e outros de repúdio não só à atitude do padre, mas também à do bispo. Alguns taxaram a atitude de Dom Caetano como censura. Muitos comentários partiram de outras regiões do País, e este teria sido um dos motivos para o pedido de retratação.

Dom Caetano finaliza o comunicado dizendo que a Diocese de Bauru caminha para o jubileu de ouro de sua fundação e está em oração permanente "suplicando ao Divino Espírito Santo, que ilumine nossas mentes e nossos corações para caminharmos na busca da conversão, da santidade, da comunhão e da paz". Procurado, o bispo informou que só irá se manifestar na próxima segunda-feira, depois que o padre se pronunciar a respeito do caso.

O padre afirmou que conversou com Dom Caetano, mas ainda não decidiu qual atitude tomar em relação às exigências do bispo. Ele revelou ainda que foi orientado pelo líder local da Igreja a não adotar tal postura, e que refletir e questionar tais temas ficaria a cargo de membros da cúpula da Igreja Católica.

"Sou do pensamento de que não se constrói nada se não houver uma reflexão. As pessoas só cochicham e não há um debate aberto sobre tais assuntos", disse. Além dos trabalhos como pároco, Roberto Daniel leciona Filosofia em faculdades de Bauru e apresenta um programa em uma rádio AM local, onde os ouvintes podem opinar sobre os assuntos por telefone.

fonte: Terra

França: “Morte aos gays” está entre as frases mais citadas no Twitter

França anti casamento gay ManifestaçãoMesmo com o presidente da França, François Hollande, pedindo o fim da intolerância no país, manifestantes contrários à recente aprovação do casamento gay voltaram a ter novas atitudes de violência.

Em Paris, milhares de conservadores foram às ruas atirando garrafas e barras de ferro contra policiais. Durante a confusão, a frases  "Hollande, o inimigo da família" era dita aos gritos pelos manifestantes.

Nas redes sociais, o protesto não foi diferente. No Twitter francês, um dos assuntos mais comentados era sobre a união entre homossexuais. Entre as hashtags, "morte aos gays" e "precisamos matar os gays" lideram o topo entre as mais usadas.

fonte: A Capa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...