sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bahia: Aluno da UFBA usa salto em formatura em protesto contra preconceito

Aluno de Artes e Gestão Cultural, Manasses Pessoas ousou no figurino. Jovem afirma que atitude é uma expressão política e teve apoio de família.

Manasses PessoaUm aluno da Universidade Federal da Bahia (UFBA) usou salto alto para compor a beca da sua colação de grau do curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Artes e Gestão Cultural. A cerimônia ocorreu no auditório da Reitoria, no bairro do Canela, em Salvador, na terça-feira (23). O formando Manasses Pessoa foi o orador da turma.

“É um protesto contra o preconceito a homossexuais e a falta de oportunidade que a maioria deles sofre na sociedade. Gays e travestis, muitas vezes, são marginalizados por não ter o apoio da família, de amigos e da própria sociedade”, disse. Segundo Manasses, ele escolheu o salto alto como “símbolo de um ato político”.

O objetivo foi chamar atenção para a reflexão sobre o preconceito, principalmente o que ele diz sofrer por ser afeminado. Na plateia, estavam presentes duas irmãs, a sobrinha do estudante e o companheiro, relacionamento de oito anos. O estudante disse que todos ficaram surpresos e emocionados com a atitude, e que ele tem apoio total da família e dos amigos sobre a sua orientação sexual.

A assessoria da UFBA disse a atitude é inédita e que não há nenhuma restrição. A universidade baiana informou que o estudante estava de beca e cumpriu todos os procedimentos obrigatórios no ritual de colocação.

"Alguns espectadores ficaram sem entender, outros acharam que foi um espetáculo artístico, já que a formatura era de Artes, mas o fato é que minha atitude foi uma expressão política, um ato político para dizer que luto por uma minoria que sofre diariamente com a opressão, o desrespeito e a descriminação", disse o jovem em um comunicado postado em rede social.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...