quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ONU desta discriminação contra minorias no Dia dos Direitos Humanos

ONU A ONU abordou hoje, na comemoração do 6º Dia Internacional dos Direitos Humanos, a luta contra a discriminação que limita as liberdades dos grupos minoritários e os condena a uma vida de pobreza.

A hostilidade e a rejeição sofridas pelas minorias raciais, pelos indígenas, os imigrantes e outros segmentos minoritários da sociedade comprovam "a grande distância que ainda é preciso percorrer" na área dos direitos humanos, observou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

O diplomata comandou hoje uma mesa-redonda na sede da organização em Nova York, na qual foi analisada a relação entre raça, pobreza e poder.

"Em nosso mundo multicultural e multiétnico, celebramos de maneira rotineira a diversidade. Mas os números falam por si. No mundo todo, em cada país, ainda se discrimina de forma generalizada", afirmou Ban, que citou o caso das mulheres, dos imigrantes, das minorias e dos portadores de deficiência.

O secretário-geral ressaltou que, qualquer que seja a sua forma, a discriminação tem um "efeito corrosivo na sociedade", e se mantém vigente mesmo décadas depois de ter sido censurada pelo direito internacional.

"O racismo e a pobreza se alimentam um do outro. A discriminação pode causar e aprofundar a pobreza, enquanto os pobres estão entre os mais vulneráveis à discriminação", observou.

Ban também destacou que a discriminação é um obstáculo imenso ao desenvolvimento e ao progresso social, embora geralmente seja combustível para o fogo da violência.

A relatora especial da ONU para os Direitos das Minorias, Gay McDougall, ressaltou em seu discurso no fórum que há um "vínculo indiscutível entre a discriminação e a pobreza".

"Há inúmeras provas de que no mundo todo, nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, as minorias costumam ser os mais pobres entre os pobres", destacou a especialista, que citou como exemplo estatísticas sobre a precária situação dos afroamericanos nos Estados Unidos em comparação com seus concidadãos brancos.

As minorias costumam ter um acesso menor à educação, entram depois nas escolas e saem delas antes. Ao mesmo tempo, costumam ser objeto de discriminação no mercado de trabalho, observou McDougall.

Por outro lado, a titular do secretariado do Fórum Permanente da ONU para os Assuntos Indígenas, Elsa Stamatopoulou, chamou a atenção para as condições em que vive boa parte dos cerca de 370 povos indígenas do mundo.

Alguns deles estão ameaçados de extinção, outros viram suas terras serem depredadas e um bom número migrou para áreas urbanas, nas quais engrossam a camada mais pobre da sociedade, ressaltou.

"Uma criança indígena nascido na Austrália morrerá cerca de 20 anos antes que seus compatriotas. Na Guatemala, 14 anos antes. No Panamá, dez, e no México, seis", acrescentou.

Por sua vez, a diretora do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Thoraya Ahmed Obiad, mostrou-se hoje "honrada" com o prêmio que recebeu pela defesa dos direitos humanos, entregue todos os anos pela Associação das Nações Unidas.

Em um ato paralelo, as missões na ONU de Brasil, Argentina, Croácia, França, Holanda, Noruega e Suécia realizaram outra mesa-redonda para debater o desrespeito aos direitos humanos baseado na orientação sexual das vítimas.

Estas violações incluem execuções extrajudiciais, execuções arbitrárias, torturas, detenções e outras práticas degradantes, segundo os organizadores.

Nesse contexto, várias organizações de direitos humanos convocaram hoje uma entrevista coletiva perto da sede das Nações Unidas para denunciar a discussão no Parlamento de Uganda de uma nova lei que endurece as penas aos culpados de "práticas homossexuais".

A legislação proposta prevê pena de morte para a "homossexualidade agravada", e seria aplicada aos reincidentes no delito ou aos portadores de HIV que mantiverem relações sexuais com outro homem, segundo ONGs como a americana Human Rights Watch e a canadense Arc International.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, também se pronunciou sobre o assunto. Em nota divulgada na quarta-feira à noite, ela reafirmou o compromisso da Administração do presidente Barack Obama de respeitar os direitos humanos.

Hillary ressaltou que o atual Executivo "está empenhado a defender os princípios da Declaração dos Direitos Humanos em casa e em promovê-los no exterior".

fonte: G1

Obra investiga importância da bunda no imaginário francês

bunda Paixão nacional no Brasil, o bumbum vem ocupando o centro das atenções na França. Calma, não é que os franceses tenham entrado tardiamente na onda do Tchan. O que acontece é que um livro e um documentário recém lançados no país se propõe a provocar discussão sobre a importância do bumbum na formação dos conterrâneos de Jean Paul-Sartre.

Batizado de "A Face Oculta das Nádegas", o projeto é fruto de uma parceria entre a documentarista Caroline Pochon e o jornalista Allan Rothschild. A dupla bebeu nas fontes da semiótica, psicanálise, sociologia e história da arte para comprovar que "quando falamos das nádegas, falamos de nós mesmos", como diz um trecho do documentário que foi ao ar na TV francesa nesta quarta, 09.

De acordo com os autores, a obra é oportuna porque a França é um país onde referências à "parte mais subversiva da anatomia humana" não são incomuns.

No Brasil, então...

fonte: Mix Brasil

Vestibular inclui questões sobre conto de escritor gay

uel A 2ª fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizada na última segunda e terça-feira, apresentou em sua prova de Língua Portuguesa e Literaturas quatro questões baseadas no conto "Terça-feira gorda", do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu.

Em uma das questões, os candidatos tinham que relacionar duas fotos a um trecho do conto, que integra o livro "Morangos Mofados", lançado em 1982. As fotos ilustram um casal hétero e um casal gay se beijando em momentos históricos diferentes - a primeira foto, de Alfred Eisenstaedt, foi publicada pela revista "Time", em 1945; a outra ilustra dois homens se beijando no que parece ser uma Parada do Orgulho.

Caio Fernando Abreu Outra questão pedia aos candidatos que escolhessem entre cinco alternativas a que melhor definia a obra de Caio Fernando Abreu. A prova também exigia que os candidatos interpretassem recursos de linguagem utilizados pelo autor em seu conto.

"Morangos Mofados" é um dos livros mais representativos da obra de Caio Fernando Abreu. Nele, o escritor aborda temas recorrentes em sua trajetória literária, como o estranhamento, a solidão, a dor e o sentimento de marginalização.

Em "Terça-feira gorda", Caio Fernando Abreu destaca a voz de um personagem masculino que vivencia uma experiência erótica com outro homem.

fonte: A Capa

Pastor gay lança livro de mensagens bíblicas voltadas ao público LGBT

banquete dos excluidos O reverendo Márcio Retamero, historiador, teólogo e pastor da Comunidade Betel do Rio de Janeiro, lança no próximo dia 18 de dezembro, no Rio de Janeiro, seu primeiro livro, "Banquete dos Excluídos" (Editora Metanoia).

A obra é uma coletânea de mensagens bíblicas ministradas na Comunidade Betel no ano de 2007. Pastores heterossexuais, líderes de igrejas como a Igreja Presbiteriana, a Igreja Anglicana Episcopal do Brasil e um padre jesuíta, Luis Corrêa Lima, professor da PUC Rio, escreveram pequenos textos inseridos na orelha e contracapa do livro. O prefácio é assinado pelo reverendo João Valença, pastor presbiteriano.

Márcio Retamero, que também assina coluna no site A Capa, já planeja mais três livros para 2010. A Editora Metanoia, nova no mercado, pretende disponibilizar livros sobre Teologia Inclusiva, além de outras temáticas LGBT que ainda não foram traduzidas para o português.

serviço: Banquete dos Excluídos, de Márcio Retamero
quando? dia 18 de dezembro, às 19h
onde? Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo
(Praia de Botafogo, nº 430, 2º andar. Botafogo, Rio de Janeiro)

fonte
: A Capa

Drew Barrymore e Kate Moennig namoram em filme

Kate Moennig Estreou na semana passada nos Estados Unidos a comédia “Everybody´s Fine”, dirigida pelo britânico Kirk Jones. No elenco estão Robert De Niro, Drew Barrymore, Kate Beckinsale e Kate Moennig, entre outros.

No filme, De Niro interpreta Frank, um viúvo que achava que a única ligação com o resto da família era por meio da esposa. É então que ele decide realizar uma viagem por todo o país a fim de reunir cada um de seus filhos. “Everybody´s Fine” é uma refilmagem do filme italiano “Estamos Todos Bem”, de Giuseppe Tornatore.

Drew Barrymore Com uma pequena participação, Kate Moennig vive Jilly, a “melhor amiga” da dançarina Rosie (Drew Barrymore). Segundo a crítica do jornal “Washington Examiner”, a personagem de Moennig é uma “lésbica dissimulada” que tem um filho. Em determinada cena, Rosie apresenta Jilly ao pai (De Niro) e ele diz que não se importa com a sexualidade da amiga.

“Everybody´s Fine” deve estrear no Brasil em 22 de janeiro.

fonte: Dykerama

Adriane Galisteu será madrinha da festa Circuito Velvet Club

Adriane Galisteu e o empresário Haysam Ali A apresentadora Adriane Galisteu acaba de ser confirmada como a madrinha da primeira festa do Circuito Velvet Club, que trará a DJ Samantha Ronsom para o Brasil, no dia 17 de dezembro. A apresentadora do Brazil’s Next Top Model, Fernanda Motta, também estava sendo cotada para o posto, mas a assessoria da festa não confirmou a presença da modelo.

Já empossada, Galisteu criou uma parceria com o idealizador do evento, Haysam Ali e, de cada ingresso vendido, R$ 50 serão revertidos para o projeto "A Cara da Vida", do hospital Emílio Ribas. Os ingressos custam R$ 200 e incluem open bar.

A assessoria do evento também divulgou uma nota com as expectativas de Samantha em relação ao Brasil. "Estou muito feliz por ter sido convidada a tocar em um dos países mais bonitos do mundo. Vocês podem esperam um excelente mix das minhas músicas favoritas, capaz de manter as pessoas dançando e a festa rolando".

O DJ Felipe Lira também comandará as pick-ups da festa ao lado de Paola de Orleans e Bragança, descendente da família real e representante da high society.

fonte: G Online

Site britânico lista os icones gays de todos os tempos

Foi divulgada lista dos maiores ícones gays e lésbicos de todos os tempos. O cantor Elton John lidera o ranking masculino. Ele é seguido por, dentre outros, Freddie Mercury (2º), George Michael (4º) e David Beckham (10º). No topo da lista feminina, ficou a cantora e atriz Judy Garland, com Kylie Minogue em 2º lugar e Madonna em 3º lugar.

O autor da pesquisa, o site britânico One Poll, ouviu 5 mil homens e mulheres homossexuais. O interessante é que, à exceção do atleta David Beckham, todos os homens da lista são gays. O rol feminino, ao contrário, é dominado por artistas heterossexuais.

Confira a lista na integra:

Judy Garland

Os 10 Ícones Gays Femininos
1. Judy Garland
2. Kylie Minogue
3. Madonna
4. Cher
5. Liza Minnelli
6. Marilyn Monroe
7. Shirley Bassey
8. Lily Savage
9. Dusty Springfield
10. Barbra Streisand


Elton JohnOs 10 Ícones Gays Masculinos
1. Elton John
2. Freddie Mercury
3. Stephen Fry
4. George Michael
5. Oscar Wilde
6. Will Young
7. Alan Carr
8. Paul O’Grady
9. Boy George
10. David Beckham

 
fonte: ParouTudo.com

Mister Gay Brasil ajuda crianças em campanha

Thiago Silvestre, o Mister Gay Brasil 2009 Como cabe a todo mister durante seu reinado, Thiago Silvestre, Mister Gay Brasil 2009, usa a sua visibilidade em nome de causas sociais. O belo integra a campanha “Faça uma Criança Feliz”, que irá arrecadar e distribuir 2 mil brinquedos em bairros carentes de Cuiabá, onde reside.

O projeto, idealizado pela empresária Valeria Reiners, existe há 14 anos e já beneficiou 25 mil crianças. “Eu também tive uma infância muito humilde e sei que muitos pais não têm condições de dar presentes para seus filhos no Natal. Acho importantíssima essa ação e estou bem feliz em poder ajudar a tantas crianças carentes do meu Estado”, contou Silvestre.

fonte: ParouTudo.com

Encontro Nacional de Travestis e Transexuais segue até sexta no Rio

Acontece até a próxima sexta-feira, 11 de dezembro, no Rio de Janeiro, o 16º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais (Entlaids), que reúne cerca de 200 transgêneros de todo o país. Entre os assuntos discutidos estão a cirurgia de transgenitalização (conhecida popularmente como operação de mudança de sexo) pelo SUS, educação e mercado de trabalho, além de outras políticas públicas.

Sob o tema "Muito Prazer, eu existo!" e com coordenação da Astra-Rio (Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro), o encontro conta com a participação, entre outros, da deputada federal Cida Diogo, do secretário do Meio Ambiente Felipe Gomes, Mauritania Pereira, do departamento estadual de DST/AIDS, o Superintendente Estadual dos Direitos Individuais Coletivos e Difusos Claudio Nascimento, e Pedro Paulo Bicalho, do conselho Regional de Psicologia.

"O evento tem mostrado até agora que as travestis e transexuais brasileiras estão amadurecendo no que diz respeito a sua própria condição e, enquanto cidadãs estão  lutando pelos seus direitos com consciência e seriedade", salienta a ativista e performer Claudia Wonder.

fonte: G Online

Elton John dá ajuda financeira para criança que não pôde adotar

Davide Furnish, companheiro de Elton John, disse à BBC 5 que ele e Elton ficaram muito frustrados por não terem podido levar Lev para o Reino Unido. Porém, anunciou que irão ajudar economicamente a criança. O casal irá protagonizar uma campanha para mudar a lei ucraniana, que não permite homossexuais adotarem.

O casal disse que não sonha mais com a adoção, mas querem se assegurar de que a criança e seu irmão tenham oportunidades na vida, mesmo que permaneçam na Ucrânia. "A adoção não é possível, a lei não permite, mas estamos buscando maneiras de respaldar Lev e seu irmão, queremos que os dois tenham saúde, educação e valores familiares", declarou o companheiro de Elton John.

Elton John, 62, conheceu a criança quando foi a Ucrânia em setembro. Seu desejo de adotar Lev esbarrou nos dispositivos legais do país. As leis ucranianas estabelecem idade limite para os pais adotantes e não permite adoção para casais homossexuais.

fonte: A Capa

Parceria cria o 1º camarote LGBT para o carnaval carioca

Uma parceria envolvendo a ISL, a Brazil Next e o Grupo Arco-Íris criou o Boom, o primeiro camarote LGBT para o carnaval carioca de 2010. O objetivo foi suprir uma demanda do turismo LGBT neste evento que é considerado uma das maiores festas do mundo.

Com decoração caprichada, o camarote contará com pista de dança, buffet completo, open bar com bebidas importadas e shows com passistas, mestres de bateria e drag queens. Um sistema de transfer ainda fará o trajeto hotel/sambódromo/hotel para o conforto dos turistas. Serviço de qualidade.

fonte: ParouTudo.com

Ator de “Cinquentinha” posa nu para revista gay

João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso Os atores Rafael Cardoso e João Gabriel Vasconcellos são os destaques de uma das duas capas da revista "Júnior", que já está nas bancas. Protagonista do filme "Do Começo ao Fim" junto com Vasconcellos, Cardoso agora é destaque também na série "Cinquentinha" da Rede Globo e fez o público suspirar protagonizando cenas quentes com Marília Gabriela no papel do amante de 18 anos dela. Ele não se intimidou e fez um ensaio para a revista onde esbanja sensualidade. Na mesma edição, o modelo Lucas Goes também mostra porquê é um sucesso.

Além de muito talentoso, Rafael é um colirio para os nossos olhos. Veja agora uma das fotos desse ensaio que promete vender muito em todo o Brasil:

Rafael Cardoso
fonte: AthosGLS

Assim como sangue, gays não podem doar esperma no Brasil

A imprensa norte-americana noticiou recentemente o aparecimento de um mercado informal de esperma nos Estados Unidos, onde jovens altruístas ofereciam seu sêmem gratuitamente a mulheres que queiram eventualmente engravidar.

Lá fora, esse tipo de oferta aparece aos montes em sites famosos como Craiglist e em grupos no Yahoo, além obviamente em locais como the Free Fertility Clinic e Feelingbroody.com.

Os motivos que levam essas pessoas a oferecer sua semente são variados, e vão de ajudar a comunidade a escapar dos inúmeros exames que as clínicas de doação exigem para aprovação de um exemplar , e que pode acabar frustrando a quem quer fazer o bem.

E com certeza estamos falando de gente que quer ajudar mesmo mães solteiras, lésbicas e casais que não podem gerar filhos a realizar seu sonho, porque nos Estados Unidos as clínicas especializadas pagam até 50 dólares pela doação.

E essa indústria é tão forte que existe até um site onde você vê a foto do doador e se ele é parecido com alguma celebridade, ou seja, ideal para aquelas mulheres que sonham em gerar um George Clooney como filhote.

No Brasil a coisa muda totalmente de figura, uma vez que, pela legislação, nenhuma doação pode ser cobrada, seja de sêmen, sangue ou órgãos, para justamente evitar que pessoas arrisquem sua vida ganhando dinheiro com isso ou que escondam informações importantes de seu histórico médico com receio de serem recusados.

Assim, no caso de espermatozóides fortes o bastante para conseguir fecundar um óvulo, tudo depende da caridade de estranhos.

A médica Vera Feher montou há cerca de 19 anos o banco de esperma do Hospital Albert Einstein em São Paulo. Há dois anos, quando o hospital resolveu se concentrar somente em clinicar e abandonou o banco, ela fundou a Pro-Seed, um dos mais modernos centros de coletas de esperma do Brasil.

Segundo ela, hoje o número de novos doadores caiu bastante. Se antes ela conseguia de cinco a seis novos altruístas por mês, hoje esse número não passa de dois. "As pessoas tem muito receio de que um dia alguém vai encontrar uma criança parecida consigo e que tenha que assumir uma paternidade forçada, mas isso não pode acontecer porque as doações são 100% anônimas. As clínicas de fertilização assistida recebem a amostra com um número apenas. O doador nunca é identificado", afirmou a especialista.

Casais ou mulheres solteiras que queiram engravidar podem optar hoje por dois processos: o de inseminação artificial, que custa em torno de R$ 9.600 e o de fertilização in vitro (de R$ 12 a 13 mil).

Obviamente que o sêmen escolhido vai respeitar as características físicas e étnicas de quem o está adquirindo e o doador geralmente deverá ter os mesmos traços.

Outro ponto que afasta potenciais fornecedores de esperma é o rigor do processo, já que o homem deve fazer um espermograma e exame de sangue antes da doação em si (a clínica se encarrega disso e não há custo ao doador).

Entre as primeiras entrevistas, esses exames e a doação, pode-se levar cerca de seis meses. O que acontece é que existe um grande e necessário rigor para escolha de um bom doador.

Certas doenças na família como diabetes e câncer, entre outras, são motivos para descartar um homem, assim como enfermidades hereditárias. Além disso, somente 20% dos espermas doados são aceitos no final. "Um homem tem em média 30 milhões de espermatozóides por mililitro e cerca de 50% deles tem mobilidade progressiva, ou seja, nadam. Um esperma ideal para doação deve ter 80 milhões de espermatozóides por mililitro com a mesma porcentagem de nadadores", explicou Vera.

Isso não deveria, porém afastar quem quer ajudar pessoas a realizar o sonho da maternidade ou paternidade. No Brasil, aliás, os doadores constantes são justamente aqueles que já doam seu sangue e que já se dispuseram a entregar seus órgãos no post-mortem, no geral homens mais maduros e que tem ciência da finalidade de um banco de esperma.

Completando esse público existem também aqueles homens que, por conhecerem alguém na família ou no círculo de amizade que tem problemas de fertilidade, acabam se motivando para ir a uma clínica como a Pro-Seed.

Homens entre 18 e 45 anos, heterossexuais (o processo segue as mesmas regras da doação de sangue, ou seja, homossexuais estão descartados) podem fazer os exames gratuitamente nas clínicas de doação.

A coleta é feita com o indivíduo sozinho em uma sala própria através de masturbação (não existe nenhum outro método, especialmente um chinês que circulou pela internet), ou seja, é fácil e não causa efeitos colaterais, especialmente o aparecimento de uma criança na sua porta anos depois gritando "papai" (lembramos mais uma vez que o doador nunca é identificado).

Assim, através desta prazerosa boa ação, você poderá ajudar muita gente. E, finalmente, lembre-se das palavras do sensacional grupo inglês de comédia, Monty Python no filme O Sentido da Vida: todo esperma é sagrado, todo esperma é ótimo.

fonte: Terra

Ivete Sangalo confirma show com Beyoncé em fevereiro

Ivete Sangalo O Mix adiantou para você que o burburinho em torno da vinda de Beyoncé tinha aumentado e quatro shows dela estariam programados para 2010 no Brasil. Um pelo menos já foi confirmado pela cantora baiana Ivete Sangalo, que deu a notícia por meio do modernoso Twitter na madrugada desta quinta-feira, 10. Em troca, Ivete deve se apresentar em setembro em Nova York ao lado de Sasha Fierce Beyoncé.

"Confirmado Beyoncé e Ivete Sangalo em fevereiro Salvador Bahia!", postou a diva de Salvador, dizendo ainda que o show deve rolar em fevereiro, no Parque de Exposições da capital baiana. Outros três shows estariam programados para Sasha Beyoncé Fierce: um em Florianópolis (no festival Planeta Atlântida), um no Rio de Janeiro (no Maracanã) e outro em São Paulo (no Parque Antártica ou Pacaembu), todos em fevereiro.

A chegada da diva norte-americana está marcada para o dia 2 de fevereiro e promete ser muito proveitosa, já que Ivete se derreteu por Beyoncé Sasha Fierce também pelo seu Twitter. "Beyoncé é sem dúvida nenhuma a maior artista dos últimos anos." Difícil vai ser saber quem vai rebolar mais na terra do Tchan.

fonte: Mix Brasil

Chile: candidatos à Presidência pedem votos dos homossexuais

O candidato governista à presidência do Chile, Eduardo Frei, durante comício nesta quarta-feira (9) em Santiago. Os candidatos à presidência do Chile saíram em busca do voto das minorias sexuais em um reflexo da concorrida disputa para a eleição de domingo (13), mas também de uma mudança cultural em um país que quer se livrar da fama de conservador.

O Chile, onde até pouco tempo atrás não existia lei de divórcio, agora tem um espaço nos canais de televisão para a propaganda eleitoral em que a participação de casais homossexuais roubou a cena.

Há quatro anos, a campanha da atual presidente, Michelle Bachelet, atreveu-se a incorporar homossexuais, mas foi agora que a mensagem cruzou todo o espectro político.

As sondagens apontam como favorito o empresário e líder da oposição de centro-direita Sebastián Piñera, que possivelmente disputará o segundo turno em 17 de janeiro com o ex-presidente Eduardo Frei.

Embora os dois candidatos católicos tenham declarado que o casamento é a união entre um homem e uma mulher, ambos se mostraram dispostos a regulamentar as uniões de pessoas do mesmo sexo nas questões de herança e dos benefícios de saúde.

Um terceiro candidato que aparece mais atrás nas pesquisas, o independente de esquerda Marco Enríquez-Ominami, também é partidário dos pactos de união civil.

"Nessas questões a sociedade chilena avança mais que a política, que os meios de comunicação e as instituições", disse o advogado e jornalista Héctor Soto, colunista do diário chileno "La Tercera".

"Creio que no futuro os políticos de todas as tendências vão ter de ser muito abertos à diversidade. Não vejo como a política pode escapar disso", afirmou.

Novos ares
Cerca de 70% dos chilenos dizem ser católicos e a Igreja tem um forte peso no país, especialmente nas opiniões da classe dirigente empresarial e nos setores políticos de direita e de centro.

"Este país tem um conservadorismo doentio (...) tem a ver com o tradicionalismo da sociedade chilena", explicou Marta Lagos, diretora da consultoria Mori.

Durante mais de uma década existiu um veto sobre o filme "A Última Tentação de Cristo", de 1988, dirigido por Martin Scorsese sobre a vida de Jesus. O longa só pôde ser exibido no país após a promulgação da lei de qualificação cinematográfica de 4 de janeiro de 2003.

Os chilenos puderam optar pelo divórcio a partir de 18 de novembro de 2004, quando entrou em vigor a nova lei de matrimônio civil. Antes dela, utilizavam uma brecha legal que permitia a "anulação" do matrimônio.

"Por ambos os lados, produz-se uma pressão para que a sociedade reconheça a existência e a relevância de dar lugar e respeito às distintas formas de vida que há no Chile", disse o jornalista José Miguel Izquierdo, analista do Instituto Libertad.

Apesar da inclusão de casais gays na campanha política, o presidente do agrupamento em favor dos direitos de homossexuais, bissexuais e transexuais Movilh não está satisfeito e diz que se deve avançar rápido para uma igualdade jurídica para os casais do mesmo sexo.

"De uma maneira ou de outra, os candidatos estão assumindo os dados da realidade. A homofobia caiu mais de 20 pontos nos últimos anos no Chile", disse Jiménez.

fonte: G1

Advogada recebe prêmio por defesa de homoafetivos

Maria Berenice Dias A advogada gaúcha Maria Berenice Dias foi agraciada com o prêmio Direitos Humanos 2009, promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Ela foi escolhida na categoria "Garantia dos direitos da população GLBT", inédita no prêmio. O escritório de Maria Berenice foi o primeiro do Brasil a se especializar em  Direito Homoafetivo.

“É uma vitoria de todos, porque está incluído neste prêmio o reconhecimento de que o direito homoafetivo é parte dos Direitos Humanos. Representar a maior premiação da categoria dará uma visibilidade muito grande à causa”, comemora a advogada que receberá o prêmio no dia 15 de dezembro, em Brasília, das mãos do presidente Lula.

Desde da época em que era juíza de Direito, na década de 70, Maria Berenice se deu conta de que pouco de falava sobre como o homossexual devia ser tratado no Direito de Família. “Por falta de legislação sobre o assunto, a maioria dos juízes não entendiam que uma relação homoafetiva tem origem uma união afetiva, como nos casais heterossexuais”, diz a advogada. Em defesa desta tese, Maria Berenice foi a criadora do termo “homoafetivo”, escreveu diversos livros sobre o tema e ajudou a construir e a divulgar  a jurisprudência em favor da categoria.

Para a advogada e ex-desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o único caminho que garante os direitos dos homoafetivos é a construção de uma jurisprudência, já que há mais de 20 Projetos de Lei parados no Congresso, que nunca entram na pauta de discussão. “Sem leis que os defendam, as pessoas não sabem em que porta bater. Hoje ainda há um baixo índice de procura pela Justiça, o que dificulta a construção da jurisprudência. Por isso decidi especializar meu escritório”, conta.

Para incentivar advogados e juízes a defender os homossexuais, a advogada acaba de lançar o site Direito Homoafetivo em que é possível estar atualizado sobre todas as decisões tomadas na Justiça. Só com a colaboração de leitores, a página já coleciona mais de 700 decisões. “Com o material, a população e os profissionais do Direito ganham subsídios para defender suas teses e tomar decisões”, explica a advogada. A página é uma verdadeira biblioteca virtual com Legislação internacional, normas, projetos de lei, trabalhos e teses universitárias.

Segundo a advogada, o site é importante porque o acesso a processos diretamente nos portais dos tribunais é muito complicado. “É difícil saber quais os termos de pesquisa, número de processos e ninguém dá conta de acessar 23 páginas em busca destas decisões”.

Apesar de ainda encontrar barreiras, a advogada comemora o número de sentenças em favor da categoria. “Ainda não há decisões do Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, mas a Justiça Federal já se mostra muito à frente, concedendo benefícios com facilidade”.

Maria Berenice também é conhecida por incentivar centros de excelência para discussão do tema nas OABs e cursos de especialização para advogados pela  Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) e Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFam), da qual é vice-presidente. Maria Berenice foi a primeira mulher a ingressar na magistratura do Rio Grande do Sul e a primeira desembargadora do TTJ-RS.

fonte: AthosGLS

Mulheres homossexuais sofrem 'estupro corretivo' na África do Sul

Uma atrocidade vem sendo cometida na cidade de Khayelitsha, na África do Sul. Diversas mulheres homossexuais estão sendo arrancadas das ruas e sofrendo estupro "corretivo", denunciou nesta quarta-feira a "Sky News". As mulheres, segundo a emissora, sentem medo de sair e viverem suas vidas.

Todas as entrevistadas afirmaram que conhecem, pelo menos, uma pessoa que já foi tirada da rua e estuprada porque era lésbica. Funeka Solidaat disse que foi atacada duas vezes. A mulher contou que homens cobriram o rosto com um capuz e a estupraram.

Segundo a vítima, o que a espantou ainda mais foi a atitude da polícia. As autoridades não teriam dado importância quando a mulher foi registrar o crime e a humilharam, não finalizando o registro de ocorrência. Funeka faz parte do grupo de mulheres que falou sobre o "estupro corretivo" à "Sky News". Desire Dudu confessou que a mulher que se assume ser homossexual corre risco de morte.

Durante a reportagem, um homem chegou a dizer que as "lésbicas deveriam ser espancadas". "As lésbicas não são mencionadas na bíblia", disse ele. Os homens que atacam as mulheres dizem que "estão ensinando uma lição".

fonte: o Globo

Whitney Houston inicia por Moscou nova turnê mundial

whitneyhouston2 A cantora Whitney Houston apresentou nesta quarta-feira (9) no pavilhão Olimpiyski de Moscou seu último trabalho, "I Look To You", assim como velhos sucessos como "I Will Always Love You" e "I'm Your Baby Tonight", segundo informou a televisão russa.

A atuação da artista foi precedida pela do cantor russo Dima Bilán, ganhador de Eurovision 2008, que não poupou forças para aquecer os 20 mil espectadores que desafiaram a fria noite de Moscou para ver a estrela do filme "Guarda Costas".

Houston começou assim em Moscou sua primeira viagem internacional depois de seis anos de silêncio, sem ares de diva e com um público ansioso para confirmar se seus problemas com as drogas efetivamente não abalaram sua carreira, nem prejudicaram sua voz e seu talento.

Apesar do preço elevado dos ingressos, que oscilaram entre os 2,2 mil e os 32 mil rublos (entre US$ 74 e US$ 1,1 mil), os mesmos se esgotaram rapidamente.

Após uma segunda atuação no domingo no Palácio de Gelo de São Petersburgo, a artista fará uma pausa e a partir de fevereiro percorrerá Japão, Austrália, Reino Unido, Espanha, Itália, Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Finlândia.

Houston chegou a Moscou no domingo, acompanhada da filha Christina, de 15 anos, fruto do casamento com o também cantor Bobby Brown, de quem se separou após 14 anos de uma relação que a desgastou emocionalmente e a levou às drogas, como confessou.

Segundo a imprensa, o interesse do público russo nesse concerto não se deve tão somente ao talento da cantora, mas a doença do público de ver de perto uma renovada cantora, como a Whitney Houston, no palco.

Críticos locais destacam que a voz da cantora mudou nos últimos anos e é agora "mais grave e ligeiramente rouca", tanto ao cantar quanto na hora de falar. "O mais importante é precisamente seu característico timbre".

A lista de exigências da artista, que tinha previsto visitar com sua filha os lugares emblemáticos da cidade, entre estes o teatro Bolshoi, é simples. Entre os pedidos estão cerveja, vinho e mariscos. Houston, 46 anos, não queria ver flores em seu quarto e pediu que o ar condicionado fosse substituído por ventiladores.

No quarto do hotel, Ritz Carlton, a dois passos da Praça Vermelha e do Kremlin, pediu móveis de pele, dois espelhos de corpo inteiro e duas chaleiras elétricas. Para comer, a cantora, que segue uma dieta baseada em um menu dietético diferente a cada dia, pediu marisco, carne de frango e novilho jovem.

fonte: UOL

Boninho procura lésbica bonita e assumida para BBB 10

boninho2 O diretor Boninho, que comanda a produção do reality show global Big Brother Brasil, está em busca de uma mulher homossexual assumida e bonita para ocupar uma das vagas pela disputa do prêmio máximo do programa. As informações são da coluna Sessão Extra, do jornal carioca Extra.

Fontes ligadas à produção confirmam a informação e dizem que a 10ª edição da atração promete ser a mais polêmica de todas. É aguardar para ver.

fonte: Terra

Inauguração de bar gay contra HIV na China é adiada

imagem ilustrativa Os chineses decidiram adiar a inauguração do bar gay em Dali que tinha como objetivo combater a AIDS. O local era para ter sido aberto no último dia 1º, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, mas continuou fechado por motivos de privacidade de seus freqüentadores, segundo os fundadores. Uma nova data não foi, e nem deve ser, divulgada.

Eles argumentaram que devido à grande repercussão da inauguração do bar no mundo todo feita pela mídia o evento atrairia muita atenção, deixando as pessoas que fossem até lá com vergonha de se exporem, afinal, ainda é a China. A iniciativa do bar é do Departamento de Saúde da cidade com base nos números do HIV em Dali.

A cidade figura entre as 10 chinesas com maiores índices de infecção pelo vírus, sendo que 30% são gays. O objetivo do bar é oferecer aos homossexuais masculinos – principalmente aqueles na zona rural de Dali – a oportunidade de se encontrarem em um local com informações sobre prevenção e onde terão acesso a preservativos gratuitamente.

fonte: Mix Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...