segunda-feira, 30 de julho de 2012

Estados Unidos: Partido de Obama vai apoiar formalmente a união gay

Democratas se encaminham para aprovar casamento homossexual na Convenção Nacional

Obama cumprimenta eleitores no aeroporto internacional JFKDepois que Barack Obama se tornou o primeiro presidente americano a se posicionar a favor do casamento gay, em maio deste ano, o Partido Democrata se encaminha para apoiar formalmente a união, como parte da plataforma oficial que votará em sua Convenção Nacional, no começo de setembro. Segundo um dirigente da organização, a comissão encarregada de redigir a plataforma política do partido aceitou neste fim de semana incluir no documento uma seção com o respaldo do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O esforço de vários democratas para apoiar formalmente a união gay ganhou impulso depois que Obama expressou seu apoio pessoal ao casamento homossexual. Na época, o candidato da oposição e ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney classificou o casamento homossexual como um tema “muito delicado e sensível”, mas não foi além nas críticas à declaração de Obama. Uma semana antes, um porta-voz de sua equipe de campanha deixou o cargo depois de pesadas críticas por ter se declarado gay.

Os conservadores religiosos, importante grupo da base do Partido Republicano, firmemente se opõem ao casamento gay, mas as pesquisas mostram apoio à causa, especialmente entre os jovens americanos.

O programa será aprovado formalmente durante a Convenção Nacional do partido, em Charlotte, na Carolina do Norte. Os 15 membros do comitê responsável pela redação da plataforma se reuniram em Mineápolis durante a semana. Um rascunho do documento final será entregue em um encontro em Detroit, em 10 de agosto, antes de ser enviado para os delegados da convenção para aprovação final.

Filhas foram fator decisivo
Em maio, Obama mencionou que suas filhas foram um fator decisivo para a declaração e disse que sua esposa, a primeira-dama Michelle Obama, compartilha das mesmas visões que ele.

- Malia e Sasha têm amigos que têm pais do mesmo sexo. Algumas vezes eu e Michelle conversamos na mesa de jantar sobre esses amigos e seus pais e, em nenhum momento, lhes passou pela cabeça que eles fossem tratados de maneira diferente. Para elas não têm sentido e, francamente, esse é o tipo de coisa que muda nossa perspectiva - disse, na época

A afirmação aconteceu após uma série de posicionamentos públicos de membros de seu governo em apoio à extensão do direito aos casais homossexuais e logo depois de a Carolina do Norte se tornar o 30º estado americano a mudar a constituição para proibir essa união.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...