sexta-feira, 14 de junho de 2013

Papa entra diplomaticamente no debate sobre casamento gay

Em encontro com líder anglicano, Francisco falou em preservar 'valores familiares'. Os dois líderes se encontraram pela primeira vez desde que assumiram seus cargos em março

Papa Francisco e o líder mundial dos anglicanos, Justin WelbyNa mesma semana em que foi divulgada a informação de que existe um forte lobby gay dentro do Vaticano, o Papa Francisco voltou a falar sobre o assunto nesta sexta-feira. Durante um encontro do Pontífice com o novo líder mundial dos anglicanos, Justin Welby, Francisco afirmou que está disposto a colaborar para a promoção dos valores familiares “baseados no matrimônio entre um homem e uma mulher”. Em suas declarações a Welby, o chefe da Igreja Católica disse que os dois juntos podem lutar pela promoção do caráter sagrado da vida.

Para funcionários do Vaticano, a declaração de Francisco foi uma forma diplomática de expressar sua posição sobre a união gay sem fazer uma declaração provocadora. Desde que assumiu o lugar de Bento XVI, em março, ele tem se mantido afastado do debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

As relações entre as igrejas Católica e Anglicana são ruins há anos, especialmente quando o assunto é a ordenação de mulheres anglicanas como sacerdotes. O encontro desta sexta-feira no Vaticano já é visto por analistas como uma oportunidade para reduzir as tensões entre as duas correntes religiosas.

Os dois reconheceram as profundas diferenças que marcam suas respectivas denominações principalmente sobre questões que perpassam o sacerdócio feminino. Mesmo assim, se comprometeram a buscar unidade ao se encontrarem pela primeira vez, desde que ambos tomaram posse.

Tanto o Papa Francisco quanto Welby são conhecidos por se manifestarem contrariamente à união gay. Na época em que ainda era arcebispo de Buenos Aires, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio dizia que a união entre pessoas do mesmo sexo se tratava de “um retrocesso antropológico”. Já o líder espiritual anglicano tem se mostrado contrário ao projeto que quer legalizar o matrimônio gay no Reino Unido. Na semana passada, Welby foi ao Parlamento mostrar sua opinião divergente à proposta.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...