Líder no ranking brasileiro de casos de infecção pelo vírus HIV, Porto Alegre ganhou no último dia 3 uma iniciativa legislativa especialmente criada para tentar derrubar essa liderança: a Frente Parlamentar de Luta Contra a AIDS da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A capital gaúcha contabiliza, segundo o Ministério da Saúde, 111,5 casos para cada 100 mil habitantes.
O primeiro passo a ser dado é a criação de um grupo de trabalho para traçar as prioridades de ação para agir contra a disseminação da doença. Estão previstas para serem realizadas tarefas como avaliação das condições dos postos de saúde para atender soropositivos, disponibilização de medicamentos, divulgação das formas de prevenção e verificação de serviços especializados - como a isenção no transporte público por parte da população infectada em Porto Alegre.
A Frente Parlamentar é uma iniciativa do grupo gaúcho de defesa da cidadania LGBT Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade em conjunto com as organizações não-governamentais e redes que compõem o Fórum de ONG AIDS do Rio Grande do Sul, como o GAPA/RS, Fonte Colombo, RNP/POA, RNP, Núcleo de Estudos da Prostituição, Mais Criança, Maria Mulher e Coletivo Feminino Plural.
fonte: Mix Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário