quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cineasta quer fazer filme sobre casal de gays enforcados no Irã

gays inforcadosEm maio deste ano, a história trágica de amor entre dois rapazes americanos, Shane Bitney Crone e Tom Bridegroom, marcada pela homofobia mesmo após a morte de Tom, foi exposta em um vídeo viral de pouco mais de 10 minutos e milhões de acesso no YouTube e, em julho, duas cineastas decidiram apelar para o Kickstarter a fim de transformá-la em documentário. Assim, Bridegroom - An American Love Story conseguiu mais que os US$ 300 mil necessários para ser realizado.

O documentário está em produção. Em agosto, em Los Angeles, foram gravados depoimentos com Shane, os amigos mais próximos dele e de Tom e, no estado de Montana, com a família de Shane. A previsão inicial é de que seja lançado em meados de outubro.

Agora, um novo projeto promete mexer com os brios dos iranianos e muçulmanos mais radicais. Também inspirado por uma história real, Sin (Pecado, em português) pretende contar a história de um adolescente gay e de seu namorado que foram enforcados no Irã por serem gays. As imagens do enforcamento estão entre as mais famosas dessa prática bárbara, e a campanha para arrecadar US$ 100 mil para cobrir os custos de produção foi igualmente lançada no Kickstarter.

No Irã, a homossexualidade é ilegal e a sodomia é punida com a morte. Recentemente, o presidente do país, Mahmoud Amahdinejad, declarou que ser gay é "feio" e comparou a homossexualidade ao roubo. Em declarações anteriores, também disse que a homossexualidade era "contra a natureza" e que não havia gays no Irã - talvez porque sejam enforcados, não?

Sin foi idealizado por Wajahat Ali Abbasi, um cineasta nascido no Paquistão que vive em Nova York. Se conseguir o financiamento, o filme será lançado em inglês com passagens em persa e deverá ser traduzido também para outras línguas. Além do Kickstarter, onde o projeto tem mais 20 dias para arrecadar seu alvo, as doações podem ser feitas pelo site oficial via PayPal.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...