quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Eleições 2012: Candidaturas contra o preconceito ganham espaço no Brasil

Gerson NetoLevantamento do site Congresso em Foco mostra um aumento nas candidaturas que defendem os direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Serão mais de cem candidatos a veredadores em todo o Brasil nas eleições 2012. No Amazonas, porém, existe apenas um representante: Gerson Neto, que concorrerá pelo PRB de Manaus.

Gerson Neto tem uma produtora de eventos e marketing. Ele trabalhou nos últimos oito anos em ações sociais para o público homossexual. O candidato se filiou ao partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus e tem como plataforma de campanha a criação de um centro de apoio ao público LGBT na capital do Amazonas.

A pesquisa do Congresso em Foco indica onze candidatos que levantam a bandeira LGBT no Rio Grande do Sul. Três deles irão concorrer em Porto Alegre. Ao Congresso em Foco, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, afirmou que o número de representantes pode aumentar para 150, pois a associação busca outros candidatos.

Ele avalia que isso mostra diminuição do preconceito no país e união dos movimentos pelos direitos dos homossexuais. A ABGLT foca seu apoio nos candidatos que buscarão leis que coíbam a discriminação e defendam a criminalização da homofobia.

Gloria CrystalEm Porto Alegre, concorre Glória Crystal (PMDB), transexual que tenta uma vaga na Câmara de Vereadores da Capital. "Existem candidatos que não são gays e levantam a bandeira LGBT, mas depois de eleitos não fazem nada, pois não é prioridade. Só quem sofre com o preconceito sabe como é", garante ela, que já concorreu ao Legislativo estadual no último pleito.

fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...