quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pernambuco: Após dez anos, assassino de gay é preso

Depois de dez anos foragido da justiça, o comerciante Robson Alves da Silva, de 33 anos, foi preso no município de Escada, na Mata Sul de Pernambuco. Ele havia sido condenados pela morte de um homossexual no ano de 2001, em Nova Descoberta, no Recife. Robson foi apresentado na manhã desta quarta-feira (17) pela delegada Beatriz Gibson, na sede da Delegacia de Capturas, no bairro de Tejipió.

Robson foi condenado a 19 anos e seis meses de reclusão em regime fechado pelo crime que aconteceu em 21 de maio de 2001, na Rua Edgar Barbosa dos Anjos, em Nova Descoberta. Após uma noite inteira de comemoração, quando todos já haviam ido embora, a vítima, Jairo Pereira de Barros, teria pedido ao dono da casa, Gledson Dias de Melo, para dormir em sua residência, pois a vizinhança era muito perigosa.

Uma discussão começou entre Robson, Gledson e outro amigo, Ricardo José da Silva, e Jairo, que foi espancado até a morte. Depois de constatar que tinham matado Jairo, os três ocultaram o cadáver em uma vala no quintal da casa de Gledson.

Robson foi preso na tarde dessa terça na sua residência no município de Escada, onde possuía uma fábrica de bolsas artesanais. O criminoso já estava foragido desde a época do assassinato e a sentença de prisão só foi dada em abril deste ano.

Segundo a delegada Beatriz Gibson, esse é um dos primeiros casos no Estado onde o juiz reconheceu em sua sentença que o crime foi cometido por causa da homofobia. "Essa é a primeira vez que eu me deparo com um caso onde o juiz reconhece a homofobia no ato, como um crime fútil e sem motivo", afirma. Robson será encaminhado para o Cotel e depois cumprirá pena na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá.

Dono da casa onde foi encontrado o cadáver, Gledson Dias de Melo foi condenado a dois anos de regime aberto, em dezembro de 2010. Segundo o juíz responsável, Gledson, que na época tinha menos de 21 anos, não teria tido participação no crime, apenas na ocultação do corpo. Já Ricardo José da Silva continua foragido da polícia.

fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...