Municipalidade alegou riscos à segurança como motivo da proibição. Evento se realizou em outras edições marcado por confrontos com a polícia.
A prefeitura de Moscou proibiu nesta quinta-feira (20), pelo quinto ano consecutivo, uma passeata gay. O evento estava previst para o dia 29 de maio, no centro da cidade, para reivindicar os direitos dos homossexuais na Rússia.
Como nos anos anteriores, as autoridades alegaram razões de segurança e os riscos de alterações da ordem pública, explicou o organizador do evento, Nikolai Alexeiev.
As organizações apelarão da decisão ante um tribunal de Moscou e deverão, inclusive, recorrer à Corte Europeia de Direitos Humanos, localizada em Estrasburgo, no leste da França.
Desde 2006, quando foi convocado o primeiro desfile do Orgulho Gay em Moscou, a municipalidade se negou a autorizar a manifestação.
Entretanto, mesmo com a proibição, o desfile acabou sendo realizado em todos os anos, mas com confrontos com a polícia que, à força, dispersava os manifestantes e realizava algumas prisões.
fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário