terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Vacina para HIV com sucesso parcial tem efeito temporário

510325 Em setembro do ano passado, uma vacina ganhou destaque por conseguir diminuir em 31% o risco de contaminação por HIV em voluntários na Tailândia. No entanto, nessa última sexta-feira (19/02), cientistas anunciaram que a proteção que ela oferece é apenas temporária.

Cerca de um ano, é esse o tempo de efeito que duraria a proteção da vacina que, mesmo com o valor de 31% não sendo tão alto, era a primeira vez que um medicamento chegava a um grau de sucesso, mesmo que parcial.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, é por isso que cientistas envolvidos nas pesquisas estavam otimistas. Segundo Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, "faz mais de 20 anos que todas as vacinas foram essencialmente fracassos. Parece que estávamos tateando por um corredor escuro, até que uma porta finalmente se abriu". No entanto, a partir dessa "porta" ainda há obstáculos.

Para o coronel Nelson Michael, do Instituto Walter Reed de Pesquisas do Exército dos EUA, mesmo que a vacina não tenha superado as expectativas, ainda assim é útil. "Ela tem um efeito fraco e modesto, mas é possível construir algo a partir dela."

Mesmo com o tempo limitado de proteção, a vacina - conhecida como RV 144 - não pode ser "jogada no lixo". "É o ideal? Não é. Mas existem vacinas, como a da gripe, que você tem de tomar todos os anos", conclui Nelson Michael.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...