quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estudantes trans poderão usar nome social no Distrito Federal

Secretaria do DF passa a aceitar nomes sociais de estudantes trans em suas escolas

A Secretaria de Educação do Distrito Federal passou a permitir desde a última terça-feira, 9, que alunos e alunas transexuais e travestis possam usar seu nome social em sua rede de ensino. O objetivo é fazer com que os e as estudantes se sintam melhor dentro do ambiente escolar, sem transfobia e sem passar por momentos ruins por não terem a aparência de seu nome de registro.

Assinada pela secretária de Educação em exercício, Eunice Santos, na última terça-feira, 9, e publicada em Diário Oficial nesta quarta-feira, 10, a portaria diz que “o nome social deverá acompanhar o nome civil em todos os registros internos da instituição educacional”. No histórico escolar, declarações e certificados constará apenas o nome civil. A íntegra da portaria você confere aqui.

Para Eunice, “esta é uma forma de transmitirmos aos nossos estudantes, que estão em processo de formação, o senso de aceitação e respeito à diversidade”. Ela acredita ainda que “a Secretaria de Educação tem o dever de colaborar para combater o preconceito e a discriminação nas escolas”.

Para ter seu nome social aceito, o ou a estudante maior de 18 anos deve fazer um pedido à escola por escrito. No caso de alunos e alunas menores de 18 anos, o pedido deve ser feito pelos pais ou responsável. A portaria prevê ainda que as instituições educacionais desenvolvam projetos de combate à homofobia dentro do ambiente escolar.

fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...