quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Alegando ser perseguido, gay brasileiro consegue asilo nos EUA

Governo dos EUA concede asilo a gay brasileiro vítima de homofobia

Augusto Pereira (no centro) e os estudantes que o ajudaram no pedido de asilo Um homossexual brasileiro conseguiu asilo nos Estados Unidos ao alegar ser perseguido em sua terra natal por conta da orientação sexual. Atendendo a um pedido da Clínica de Sexualidade e Gênero da Faculdade de Direito de Columbia, o Departamento de Segurança Doméstica dos EUA concedeu a Augusto Pereira de Souza o direito de permanecer no país.

Morador de Newark, o homem de 27 anos alegou que sente-se temeroso em voltar ao Brasil e ser agredido por ser gay. "Em Brasil, eu vivia em medo constante por minha vida. Tentava esconder que sou gay, mas ainda assim enfrentava ataques e ameaças a minha vida. Já fui atacado por skinheads e brutalmente agredido por policiais. Depois que a polícia ataca você e ameaça sua vida porque você é gay, você aprende rapidamente que ninguém vai te proteger. Para mim, vir para os EUA foi uma decisão de vida ou morte", afirmou Augusto em nota.

O brasileiro chegou até a Clínica de Sexualidade e Gênero de Columbia graças a uma indicação da ONG gringa Immigration Equality. O pedido de asilo foi preparado com a ajuda de Rena Stern, Brian Ward e Mark Musico, estudantes de Direito.

"A história do senhor Pereira de Souza infelizmente não é incomum para homens gays no Brasil. O número de ataques e assassinatos baseados em orientação sexual vem crescendo muito durante os últimos anos", afirmou a estudante Rena Stern.

fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...