quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Léo Mendes, Fernanda Benvenutty e Mitchelle Meira disputam a gestão da Coordenação Nacional LGBT

o presidente Lula e a primeira dama Foi divulgado hoje pelo governo federal o decreto que cria a Coordenação Nacional LGBT que, como o nome indica, irá cuidar da demanda das políticas públicas voltadas para a comunidade gay. "A partir de agora não existe mais Brasil Sem Homofobia e sim a Coordenação Geral de Promoção dos Direitos LGBT". É o que nos conta Eduardo Santarello, da executiva da Secretaria de Direitos Humanos.

Com a criação da coordenação nacional surge a pergunta, quem irá ocupar o posto de coordenador? Segundo Santarello o ministro Paulo Vanucchi irá fazer uma entrevista na semana que vem com três pessoas. Da conversa sairá o gestor da coordenação. Os nomes são de três conhecidos do movimento gay nacional: Léo Mendes do movimento gay de Goiás e secretário de comunicação da ABGLT; Fernanda Benvenutty do movimento trans da Paraíba; e Mitchelle Meira do Ceará, também do movimento LGBT.

Segundo Santarello, a ideia é que a pessoa que assumir a coordenação tenha um perfil "mais neutro em relação ao movimento" e que tenha "domínio de política pública". Eduardo também diz que a coordenadoria terá orçamento próprio - ainda não especificado. "A coordenadoria será a responsável pela implementação do Plano Nacional de Políticas Públicas LGBT, fará o acompanhamento junto a outros ministérios. A coordenação terá várias funções e uma delas será executar o orçamento", explica.

A respeito do nome escolhido por Vanucchi, Santarello acredita que a decisão seja anunciada semana que vem. Perguntamos qual  é o perfil mais forte para assumir a coordenação e ele diz que "o principal é ter experiência com política pública com olhar de gestão e também ter o conhecimento da causa, mas os três têm um perfil bom. O importante também é que o escolhido vista a camisa do governo".

Conselho LGBT nacional
Com a criação da Coordenação LGBT Nacional, cria-se também a expectativa para a criação de um Conselho Nacional LGBT. "O conselho ainda não foi criado. Este precisa de um decreto específico que está quase pronto. Acreditamos que até a primeira quinzena de novembro o decreto do conselho seja publicado", revela Eduardo.

Ao contrário da coordenação, "o conselho não terá orçamento", diz Santarello. "Ele terá o papel de articular as demandas junto com o movimento e o coordenador irá articular para que a coisa aconteça", explica.  A respeito da composição do conselho e como este irá representar os Estados e municípios, Eduardo conta que estão discutindo isso junto como movimento LGBT.

fonte: A Capa

Palmas para o governo federal que mais uma vez mostrou simpatia e apoio a causa LGBT. Pena que tal decisão tenha levado tempo demais, levando em conta os quase 8 anos de mandado do presidente Lula. Essa criação me cheira um pouco eleitoreira, pois ano que vem é ano de eleições gerais no Brasil. Vai se saber... O bom é ficar de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...