quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vietnã: Governo quer legalizar casamento gay

O governo do Vietnã está considerando a possibilidade de reconhecer o direito ao casamento para casais de gays e lésbicas. O país que há alguns anos atrás considerava a homossexualidade um "mal social" ao lado das drogas e prostituição pode se tornar o primeiro da Ásia a adotar o casamento civil igualitário.

A proposta foi apresentada pelo Ministério da Justiça e apanhou de surpresa os ativistas dos direitos LGBT. Recentemente as questões gays começaram a sair do mundo subterrâneo e começaram a ter uma visibilidade crescente na mídia. No entanto, o país ainda vê as temáticas e políticas dos gays, bissexuais, transgêneros e transexuais como tabu, e o risco real de agressões ou penas apenas pelo fato de se expressar publicamente uma orientação sexual ou identidade de gênero fora do que é esperado ainda é presente.

O Ministério da Justiça alega que a alteração é necessária porque os tribunais não sabem como lidar com disputas entre casais do mesmo sexo. A nova lei poderá dar direitos como partilha de propriedade, herança e adoção de crianças. No entanto o processo legislativo deverá arrastar-se até meados do próximo ano e não há garantias de aprovação da medida.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...