quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Transexual de Hong Kong briga na Justiça para casar com namorado

Transexual de 20 anos propõe legalização de casamento em Hong Kong

Uma transexual de Hong Kong está na luta pelo direito de se casar com o namorado. Ela é a primeira a desafiar as leis locais, entrando com uma proposta de legalização ao casamento trans ao Tribunal de Justiça da região. Na primeira instância, a proposta foi negada.

Identificada apenas com W, a transexual tem 20 anos e fez a cirurgia de transgenitalização em um hospital público de Hong Kong. A lei de Hong Kong permitiu que ala mudasse o sexo biológico no bilhete de identidade, nos certificados escolares, mas não na certidão de nascimento, o que impediu o casamento.

De acordo com a legislação da região, apresentada pelo advogado Michael Vidler, uma mulher transexual tem o direito de se casar, mas apenas com outra mulher, apesar do casamento entre lésbicas serem proibidos na região. A questão está baseada no sexo biológico de nascimento, apresentado na certidão de nascimento.

A defesa da trans pediu para que o tribunal reveja o termo “sexo feminino” na lei relativa ao casamento e que inclua o termo “mulher transexual”.

Dados oficiais indicam que 29 pessoas fizeram a operação de redesignação sexual (mudança de sexo) em Hong Kong entre 2000 e 2009. Delas, 22 eram de mulheres transexual (homem-para-mulher).

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...