sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Versão gay de "Romeu e Julieta" faz turnê pela Austrália

811598A clássica história de Romeu e Julieta, os trágicos amantes impossíveis de Verona, continua sendo montada em palcos pelo mundo afora. Há alguns anos, porém, uma versão alternativa vem ganhando espaço. "R&J" é uma adaptação que se atreve a esboçar uma relação gay - mas sem deixar nada explícito, e eis aí o grande charme.

O dramaturgo norte-americano Joe Calarco é o autor da adaptação, e uma montagem dirigida por Craig Ilott está atualmente viajando pela Austrália, estrelada pelos atores Tom Stokes e Ben Gerrard.

"R&J" situa-se um um colégio para rapazes. Na calada da noite, quatro alunos se reúnem para representar "Romeu e Julieta", a partir de uma cópia do livro, que encontram no porão. Nasce daí a ambiguidade da montagem, já que os quatro interpretam todos os personagens do texto original de Shakespeare, incluindo os femininos - e criando um inevitável casal gay, pois são dois homens encarnando Romeu e Julieta.

Tal versão já foi montada no Brasil, em 2006, com direção e adaptação de José Henrique de Paula.

Ben Gerrard, que na montagem australiana interpreta o estudante que encarna Julieta, comenta: "A questão junto às plateias, é que elas demonstram um choque quando acontece o primeiro beijo. Aí, conforme a peça se desenvolve, você sente que eles pegam carona com a gente e no final sente a simpatia real. Você realmente sente que eles vieram para nosso lado".
Se você estiver passeando pela Austrália, vale a pena conferir a montagem.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...