sexta-feira, 30 de julho de 2010

Jerusalém realiza Parada Gay apesar de protestos

Judeus ultraortodoxos tentaram perturbar Parada de Jerusalém, mas evento seguiu até o Parlamento

Cerca de duas mil pessoas participaram da Parada Gay de Jerusalém realizada na última quinta-feira, 29. O desfile tomou ruas do centro da cidade e manifestantes empunharam várias placas e bandeiras pedindo igualdade de direitos para a comunidade LGBT.

Pensando em chamar atenção dos políticos para a importância da aprovação de leis pró-homossexuais, a Parada realizou um trajeto diferente dos anos anteriores. Pela primeira vez o evento terminou em frente ao Parlamento de Israel, aproveitando para lembrar o assassinato de dois homens gays cometido no centro de Jerusalém por um homem armado com metralhadora. O criminoso não foi julgado e o caso segue sem solução.

O Parlamento israelense fica próximo ao bairro ultra-ortodoxo de Mea Shearim, onde manifestantes anti-gays tentavam impedir o avanço da Parada. Apesar da tensão entre os dois grupos, o evento transcorreu sem grandes incidentes. Diferente da Parada Gay de 2005, quando um judeu ultraortodoxo apunhalou três participantes da Parada e foi condenado a 12 anos de prisão.

Nesta semana o vice-prefeito de Jerusalém, Yizhak Pindrus, contrário à realização da Parada, pediu autorização da polícia para realizar um desfile de burros no mesmo horário do evento LGBT. "Os burros também estão orgulhosos de ser burros e querem ter seu desfile", disse. A polícia negou autorização para o desfile.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...