segunda-feira, 29 de março de 2010

BBB: Jornalistas viram alvo de ameaças de torcedores de Marcelo Dourado

Jean WyllysUm grupo de torcedores de Marcelo Dourado, participante da décima edição do reality show global Big Brother Brasil, está preocupando alguns jornalistas e blogueiros que se posicionaram contra atitudes do lutador, que vem sendo criticado por declarações consideradas homofóbicas.

Dizendo-se membros da chamada "Máfia Dourada", torcida que conta com site e comunidade em sites de relacionamentos, alguns internautas chegaram a ameaçar de morte quem, na visão deles, está prejudicando seu “mestre”, forma como se referem a Dourado.

O G Online conversou com a blogueira Susan Mello e o escritor e jornalista Jean Wyllys, vencedor da quinta edição do Big Brother Brasil, que relatam serem vítimas dessas ameaças virtuais. Ambos demonstram preocupação com a reação extremada que o participante vem despertando em muitas pessoas fora da casa. Para eles, o preconceito desses radicais é muito maior do que aquele que alguns acreditam que o lutador tenha.

"As pessoas estão perdendo a medida da coisa”
Jean Wyllys relata que as ameaças começaram após a publicação de dois artigos em que analisa o papel de Dourado dentro do jogo e os motivos do lutador se configurar como o favorito a ganhar o prêmio de R$ 1,5 milhão. Em um dos artigos, chamado "As Cores da Casa", Jean diz que “Dourado tornou-se o porta-voz da ordem heterossexual que se sente ameaçada pela presença dos ‘coloridos’ e dos que simpatizam com eles”. Em outro artigo, chamado "Autoridade Dourada e Fascista", Jean discorre sobre como esta edição do BBB teria suscitado o desejo da maioria por autoridades perversas.

“A partir daí comecei a sofrer ameaças de gente dizendo que ia me matar e que era para eu parar de falar mal do ‘mestre’ deles”, diz Jean. Apreensivo, relata que pela primeira vez, desde que lançou o blog, há três anos, teve de aplicar a moderação nos comentários. “As pessoas estão perdendo a medida da coisa”, avalia.

Jean salienta, entretanto, que não se pode culpar os idealizadores da chamada "Máfia Dourada" pelas ameaças, pois nada comprova que sejam eles que as estejam fazendo, “mas torcedores de Dourado estão ameaçando sistematicamente e assinando como se fizessem parte da Máfia”, afirma.

"Se eu te encontro, te encho de tiro”
Susan Mello Já Susan Mello, que está à frente do blog De Cara Pra a Lua, conta que chegou a "comprar a ideia" de que Dourado vinha para este BBB como uma pessoa “regenerada”, diferente do que aconteceu no BBB 4, edição da qual ele também participou e que lhe gerou uma fama de "bad boy". “Comecei a questionar a postura de Dourado a partir da declaração que ele fez sobre homem hétero não pegar aids”. Susan diz que, depois disso “a torcida dele veio para cima”.

A jornalista conta que chegou a receber um e-mail dizendo: “Se eu soubesse onde você mora, eu ia aí te encher de porrada”. Outro dizia: “Se eu te encontro, te encho de tiro”.

Tanto Susan como Jean concordam com a tese de que muitas pessoas, de todas as idades e classes sociais, viram em Dourado um canal para expressar o preconceito. “Com a presença dele na casa, as pessoas passaram a se sentir livres para dizer que não gostam de homossexuais”, arrisca Susan.

fonte: G Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...