segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

EUA pedem que Uganda detenha lei que criminaliza homossexualidade

Os Estados Unidos fizeram um apelo para que Uganda detenha um projeto de lei que criminaliza a homossexualidade, dizendo que sua aprovação poderia incentivar outros países africanos a fazer movimentos semelhantes, disse um diplomata americano nesta sexta-feira.

"Nós acreditamos que esta legislação é uma violação dos direitos humanos", disse o secretário de Estado adjunto Johnnie Carson a jornalistas, após uma reunião com ativistas gays e lésbicas no Departamento de Estado. "Estamos preocupados que, se essa legislação for aprovada poderia, na verdade encorajar outros a fazer isso. Nós não teremos um duplo padrão de direitos humanos. Nós nos opomos a esse tipo de legislação, esteja ele em Ruanda ou em qualquer outro país na África".

O projeto de lei, que prevê a pena de morte para "criminosos em série", está sendo analisado em uma comissão e poderá ser alterado antes da votação final. Ativistas dizem que vão lutar contra o projeto de lei na Justiça, se ele for aprovado.

Carson, o principal diplomata americano para a África, disse que o governo dos EUA entrou em contato com o presidente de Uganda, Yoweri Museveni, para expressar sua oposição à medida, que foi apresentada por um membro do Parlamento.

"Estamos convidando-o a exercer sua liderança no sentido de garantir que a lei não seja aprovada," disse Carson, acrescentando que Museveni tinha o poder de vetar a legislação.

O diplomata não chegou a vincular a ajuda que os EUA fornecem ao país ao projeto. Uganda é um dos grandes destinatários de verbas de combate à Aids e recebeu cerca de US$ 390 milhões em ajuda americana global em 2009, segundo a Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA.

fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...