sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aprovada união civil entre gays pelo parlamento austríaco

O Parlamento da Áustria aprovou nesta quinta-feira a união civil entre casais do mesmo sexo, uma decisão que deve representar um passo histórico para os direitos dos homossexuais no país. A lei, que entra em vigor em 1º de janeiro, garantirá aos casais gays os mesmos direitos dos casais heterossexuais, inclusive direito a pensão em caso de morte de um dos cônjuges.

"Estamos vivendo no século 21, e estou muito feliz que esse passo tenha sido dado hoje", afirmou a Ministra da Justiça Claudia Bandion-Ortner durante debate no Parlamento.

Christian Hoegl, co-presidente da Iniciativa Homossexual de Viena, o mais antigo grupo de defesa dos direitos gays da Áustria, concordou.

"É um alívio, um grande sucesso e uma recompensa às nossas duas décadas de luta", disse.

Anteriormente hoje, Hoegl e a co-presidente Jona Solomon entregaram aos parlamentares uma carta de apelo pedindo que votassem a favor da lei.

No entanto, a legislação não foi aprovada por unanimidade. Dos 174 legisladores que registraram seus votos, 110 votaram a favor da lei, contra 64 que votaram contra.

A legenda oposicionista de direita Partido da Liberdade rejeitou a decisão, dizendo que ela seria liberal demais. Já o Partido Verde criticou a lei por considerá-la "muito limitada".

O líder do Partido da Liberdade, Heinz-Christian Strache, afirmou que a aprovação contraria a vontade da maior parte dos austríacos, e mina a instituição do casamento.

Diferentemente dos casais heterossexuais, os casais gays não poderão oficializar suas uniões no registro civil, tendo que fazê-lo diante de uma autoridade diferente. A lei causou polêmica nas últimas semanas no país, com críticos argumentando que a diferenciação mostra que a união entre casais homossexuais não terá o mesmo peso que os casamentos heterossexuais.

Gabriele Heinisch-Hosek, social-democrata que é ministro de defesa dos direitos das mulheres, descreveu a aprovação da lei como "um primeiro passo na direção correta".

fonte: Midiamax

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...