Um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que portadores de HIV atendidos pela entidade estão morrendo mais por causa de infarto, diabetes e câncer do que por problemas relacionados diretamente ao vírus. As causas desse fato seriam a eficiência dos antirretrovirais, o que aumenta o tempo de vida das pessoas com HIV, e a falta de atenção dada pelos médicos às outras doenças.
“Estamos começando a conhecer os efeitos do vírus e dos remédios a longo prazo. Esses pacientes estão envelhecendo e as exigências da doença mudaram. Agora precisamos nos adaptar a isso”, disse o infectologista Esper Kallás.
A dica para quem vive com HIV é passar a dar atenção a outros aspectos da saúde e não focar atenção apenas na aids.
fonte: Cena G
Olá, blogueiro!
ResponderExcluirA melhor prevenção é a informação e usando a camisinha, todos curtem melhor a vida e sem preocupação. Ajude a divulgar informações e conscientizar mais pessoas sobre as formas de contágio e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus HIV. Conheça algumas das atuais campanhas contra o preconceito e de prevenção a DSTs do Ministério da Saúde. Ajude-nos a divulgá-las. Vamos juntos conscientizar um número maior de pessoas.
Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br, www.aids.gov.br ou www.formspring.me/minsaude .
Atenciosamente,
Ministério da Saúde