terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Líder da Igreja Ortodoxa russa condena discriminação contra gays

KirilO líder da Igreja Ortodoxa Russa (IOR), Kiril (espécie de papa da Rússia) encontrou-se com Thorbjorn Jagland, secretário geral do Conselho da Europa (órgão da União Europeia). Durante a reunião o representante religioso disse que os ortodoxos "aceitam qualquer escolha das pessoas, inclusive na esfera sexual, já que isso é assunto privado."

O encontro aconteceu na catedral moscovita de Cristo Salvador. O religioso disse ainda que os "pecados cometidos (relações gays) não devem ser castigados pela lei". Em seguida, afirmou que a Igreja Ortodoxa se opõe a qualquer "discriminação por conta de uma orientação sexual não tradicional (que não seja heterossexual)".

Ainda em sua declaração ao representante do Conselho da Europa, Kiril disse que, apesar de serem contra a discriminação a homossexuais, "a tradição religiosa dos povos praticantes testemunha que a homossexualidade é um pecado". Também ressaltou que não se pode colocar em pé de igualdade as relações gays com as héteros.

Vale lembrar que a Igreja Ortodoxa russa, a qual Kiril representa, é contra a legalização do matrimônio gay, contra a adoção por casais homossexuais e ferrenhamente contrária às Paradas Gays, manifestação que considera um "sacrilégio". As Paradas são proibidas na Rússia.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...