quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Nova York rejeita casamento gay

Senadores do Estado de Nova York rejeitaram nesta quarta-feira (2) um projeto de lei que estenderia aos homossexuais os mesmos direitos de matrimônio atualmente reservados pela lei aos heterossexuais.

Sem um único voto republicano, os democratas não conseguiram votos suficientes e o projeto foi derrubado por 24 contra 38.

Logo após a votação, defensores de direitos iguais para os gays começaram a protestar. Muitos deles afirmaram que a derrota não foi uma surpresa, mas não esperavam uma margem de diferença tão expressiva.

"É muito decepcionante", afirmou à agência AP Richard Socarides, 55, advogado e antigo assessor do ex-presidente Bill Clinton em temas de igualdade de gênero. "Eu me surpreendi que a votação não passou nem perto [de ser aprovada]. Teremos que ver seriamente o que deu errado".

Antes da votação, o senador Eric Adams desafiou os parlamentares a colocar de lado suas crenças religiosas ao analisar o tema. "Quando eu entro por essa porta, minha bíblia fica lá fora", disse.

"Você deveria levar sua bíblia com você o tempo todo", respondeu o conservador Ruben Diaz, o único entre os 38 senadores contrários à lei a discursar antes da votação.

Outros 18 senadores tomaram a palavra para realizar discursos apaixonados a favor da igualdade das leis - uma posição que não repercutiu na votação.

Nos Estados Unidos, cada unidade federativa tem autonomia para decidir sobre o tema. O casamento entre homossexuais é atualmente permitido nos Estados de Connecticut, Iowa, Massachussets e Vermont, e a partir de 1º de janeiro também será em New Hampshire.

fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...