quinta-feira, 25 de abril de 2013

Chile: Anulada lei que proibia gays de doar sangue

Nesta quarta-feira (24/4), a lei chilena que colocava a orientação sexual como um critério para doação de sangue foi anulada. A nova edição da Norma Técnica Geral estabelece que, “a seleção de doadores deve se basear em critérios estritamente técnicos e de segurança, tanto para os doadores quanto para os potencialmente receptores, sem condições de discriminação arbitrária como orientação sexual, política, religião ou de qualquer outra índole nesse sentido”.

O documento traz um adendo de que, independente da orientação, qualquer pessoa que tenha comportamento sexual que traga riscos de infecção por transmissão sanguínea devem ser excluídas do processo de doação.

A anulação foi conquistada pelo trabalho conjunto do Ministério da Saúde e do Movilh (Movimento de Integração e Liberação Homossexual). Os movimentos sociais do Chile contra a discriminação sexual elogiaram a nova regra e a consideram mais adequada às medidas contra a homofobia estabelecidas na Lei Zamudio, publicada em 24 de julho de 2012. A Lei Zamudio leva esse nome em homenagem a Daniel Zamudio, jovem assassinado em 2012 por causa de sua orientação sexual.

fonte: Última Instância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...