quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Estados Unidos: Gays têm presença recorde na Convenção Nacional Democrata

por Janaina Lage

Democrats logoCom uma plataforma a favor do casamento entre pessoas de mesmo sexo, o Partido Democrata registrou um recorde na participação de delegados gays, lésbicas, bissexuais e transgênero durante a convenção do partido, nesta semana, em Charlotte, na Carolina do Norte. No total dos 50 estados americanos, são 486 delegados, o equivalente a mais de 8% do total.

- Nós estávamos subrepresentados demograficamente na política há muito tempo - disse Jerame Davis, do grupo National Stonewall Democrats.

O perfil mais diversificado da convenção democrata contrasta fortemente com o público da convenção republicana, em Tampa, na Flórida, na semana passada, onde a diversidade era mais presente na escalação dos oradores do que na plateia. Barack Obama assumiu a Presidência em 2009, visto como um forte defensor dos direitos dos gays. Mas durante a maior parte de seu governo, deixou os grupos de defesas de direitos dos gays impacientes com a falta de avanços.

Somente no ano passado, a política de "don't ask, don't tell" nas Forças Armadas foi abolida e, em maio, o presidente anunciou seu apoio ao casamento entre pessoas de mesmo sexo, item que faz parte agora, inclusive, da plataforma do partido.

Três deputados gays discursaram na convenção democrata: Jared Polis, do Colorado, Barney Frank, de Massachusetts e Tammy Baldwin, do Wisconsin. Este último faz campanha para se tornar o primeiro senador assumidamente gay dos EUA.

Jared PolisJá o deputado Jared Polis se tornou em dezembro o primeiro pai assumidamente gay no Congresso. Ele iniciou seu discurso da seguinte forma:

- Meu nome é Jared Polis, meus bisavós eram imigrantes. Sou judeu, gay, pai, filho, sou um empreendedor e um congressista do grande estado do Colorado. Mas, primeiro e mais importante, sou americano.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...