sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Paraná: Após 10 anos juntas, curitibanas oficializam casamento civil

Casamento civil foi realizado às 9h desta sexta-feira (24), em Curitiba. Este é o primeiro casamento realizado entre duas mulheres na capital.

Maísa Tereza Manzi  e Maria Verônica MeesAs curitibanas Maísa Tereza Manzi  e Maria Verônica Mees oficializaram, na manhã desta sexta-feira (24), em Curitiba, o casamento civil após dez de convivência. A cerimônia foi realizada no Cartório Santa Quitéria e durou cerca de 15 minutos. De acordo com a escrevente juramentada Vânia Catarina Valério, que celebrou a união, o casamento entre as duas mulheres representa as mesmas condições e direitos de um casamento civil entre pessoas de sexos diferentes. Emocionadas, as duas ficaram de mãos dadas durante toda a cerimônia. No final, trocaram o 'sim' por um 'claro', deram um beijo rápido e tímido e se abraçaram.

"Nós esperávamos por isso há muito tempo e estamos muito felizes. Agora é só alegria. Vida nova e renovada", afirmou Maria Verônica, que recebeu o sobrenome da companheira e agora passa a se chamar Maria Verônica Mees Manzi.

O casal contou que se conheceu em março de 2002 no trabalho. Segundo Maria Verônica, foi amor a primeira vista e desde o início já pensavam em se casar. "Nunca tive problemas de preconceito com a minha família. Mas na sociedade em geral, sofremos até hoje. Meu pai me deixou muito feliz e emocionada quando disse que minha opção sexual não mudaria o carinho que ele sentia por mim como filha. Isso me deu forças para seguir em frente", acrescenta.

Maísa Tereza Manzi  e Maria Verônica Mees 02

De acordo com o último Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde que o Superior Tribunal Federal (STF) reconheceu, em  2011,  a união estável para casais do mesmo sexo, pelo menos 2,3 mil casais já adotaram a medida e passaram a conviver juntos no Paraná. Em todo o Brasil, são mais de 60 mil na mesma condição.

Este foi o primeiro casamento civil entre duas mulheres, registrado em Curitiba, segundo o presidente da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (AGLBT), Toni Reis.

A diferença entre união estável e civil, é que a primeira acontece sem formalidades, de forma natural, a partir da convivência do casal, já a civil é um contrato jurídico formal estabelecido entre duas pessoas. Após a decisãon do STF, o primeiro casamento civil gay registrado no Brasil foi em Jacareí, no interior de São Paulo, quando o cabeleireiro Sérgio Kauffman Sousa e o comerciante Luiz André Moresi oficializaram a união.

Bênção religiosa
A cerimônia religiosa de Maria Verônica e Maísa será realizada na noite desta sexta-feira em um restaurante do bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Segundo a cerimonialista Leni Bonrruque, o casal optou pela tradição e não vai dispensar os trajes e a marcha nupcial.

"A Maria Verônica vai usar vestido de noiva branco, como manda os conformes. Já Maísa, vai usar terno. O casamento será celebrado por um pastor amigo da família que veio de Maringá (PR) especialmente para realizar a união. Outros detalhes são surpresa", brincou Leni.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...