segunda-feira, 2 de maio de 2011

Autor de novelas da Globo, diz que beijo gay não é exibido porque as TVs temem censura

Walcyr Carrasco 3O autor de novelas Walcyr Carrasco fez um post em seu blog no site da revista Veja SP sobre o beijo gay nas novelas nacionais. Atualmente no ar com "Morde e Assopra", Walcyr falou sobre o assunto por conta do anunciado primeiro beijo gay da teledramaturgia nacional, que será exibido na série "Natália", da TV Brasil, uma emissora pública.

Para o autor, as emissoras de televisão abertas têm medo da exibição do tal beijo por conta da classificação indicativa, que ele considera uma forma de censura.

"Nunca houve uma proibição explícita. Mas as tvs abertas têm um temor natural. Existe uma 'classificação indicativa' que na opinião de muitos, entre os quais eu próprio, é uma Censura disfarçada. Por um motivo: a 'classificação' normatiza a programação. Diz o que pode aparecer ou não numa novela. Às vezes de forma pouco clara. Se fosse só 'indicativa', não haveria normas. O que tem normas é censura mesmo", diz Walcyr no post.

O autor faz referência também à televisão argentina onde não só já foi exibido o beijo gay, como uma história de relacionamento gay bem real fez parte de uma novela.

"Preocupadas com a 'classificação indicativa' as tvs abertas nacionais, na ficção, fogem de situações de confronto, como o beijo gay. O beijo pioneiro vai ser exibido pela TV Brasil. Mas a emissora pública ninguém tem coragem de punir. Fica a questão: se a TV Brasil pode, as outras não podem?", completa o autor.

Walcyr acredita que se hoje pela lei um casal gay pode se beijar num shopping ou qualquer outro ambiente público e uma criança pode observar isso na vida real, por que ela não poderia assisti-lo numa novela? "A TV poderia prepará-la para isso, provocando o debate em casa. Mas não pode. Os pais dificilmente tocam no assunto."

fonte: A Capa

Um comentário:

  1. Isso é conversa! Todo mundo sabe e o próprio governo já se pronunciou que: "Um beijo gay e um beijo heterossexual são exatamente a mesma coisa do ponto de vista da classificação indicativa". http://bit.ly/cF4Vip

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...