O dirigente socialista espanhol Pedro Zerolo e a deputada federal argentina Vilma Ibarra comparecerão nesta terça-feira no Congresso Nacional para participar do lançamento de uma frente parlamentar que lutará para aprovar a união civil entre homossexuais, informaram fontes oficiais.
O grupo, denominado Frente Parlamentar Mista para a Comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), será integrado por 171 senadores e deputados de diferentes partidos e defenderá a união civil de homossexuais através da apresentação de uma emenda constitucional.
Outra das prioridades desta iniciativa é resgatar um projeto de lei arquivado pelo Congresso na legislatura passada que criminaliza a homofobia e luta pela igualdade de direitos entre as pessoas, independente de sua orientação e identidade sexual.
Durante a visita, Zerolo e Ibarra, fortes defensores da causa homossexual em seus países, manifestarão seu apoio ao deputado federal Jean Wyllys, promotor da iniciativa, após as ameaças de morte que recebeu nas últimas semanas pela internet por conta do projeto.
Zerolo, secretário de Movimentos Sociais e Relações com ONGs do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), aproveitará sua estadia no Brasil para se reunir com a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, informaram à Agência Efe fontes do partido.
Durante sua estadia no Brasil, o dirigente socialista também manterá encontros com organizações sociais, sindicatos e parlamentares de diferentes partidos com os quais analisará os "avanços" na questão da igualdade registrados na Espanha, onde o casamento entre homossexuais foi aprovado em 2005 pelo governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero.
fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário