quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Estados Unidos: Illinois deve se tornar 10º Estado a permitir união civil entre gays

O Estado de Illinois ficou mais perto, nesta quarta-feira, de se tornar o 10º Estado americano a conceder direitos iguais a casais do mesmo sexo, após uma medida que permite uniões civis ter sido aprovada nas duas Câmaras do Congresso.

Opositores da lei em Illinois alegaram que a união civil abriu o caminho ao casamento gay. Um deputado republicano disse que a lei contribuiria para o declínio da civilização.

O Senado de Illinois aprovou por 32 votos a 24 a lei --dois votos a mais que o necessário. A Câmara tinha aprovado ontem a medida por 61 a 52 votos --um voto a mais do que era preciso.

O governador democrata, Pat Quinn, prometeu assinar a lei, que entra em vigor em julho de 2011.

A lei concede a casais gays os mesmos direitos normalmente reservados a casais heterossexuais, como visita hospitalar, decisões de saúde e assuntos relativos a testamento.

A lei de Illinois não altera a lei estadual que reconhece o casamento como sendo apenas entre um homem e uma mulher.

Em 2000, Vermont tornou-se o primeiro Estado a legalizar as uniões civis, e em 2009 aprovou uma lei permitindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que tornou as uniões civis obsoletas.

Connecticut e New Hampshire seguiram um caminho semelhante a Vermont, enquanto New Jersey permite uniões civis.

Massachusetts e Iowa também permitem que gays se casem, mas a Califórnia parou de permitir o casamento entre gays enquanto segue uma ação na justiça, após um referendo ter proibido a prática.

Parcerias domésticas que oferecem alguns direitos maritais a casais não oficialmente casados existem no Havaí, Maine e Wisconsin.

fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...