quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Poluição transforma aves em gays, diz estudo

Íbis machos teriam desenvolvido comportamento homossexual por conta de alimentos contaminados

ibisAlimentos contaminados com mercúrio podem estimular a homossexualidade nos íbis machos. Encontradas principalmente na América do Sul, norte da África, Austrália e Europa meridional, essas aves podem ser o primeiro caso de animais cuja orientação sexual foi alterada por causa de um poluente. Já se sabe que alguns compostos químicos podem reduzir a fertilidades dos machos de algumas espécies, mas de maneira geral, eles continuam preferindo copular com fêmeas.

No entanto, no caso dos íbis, a coisa parece ser diferente. Observando a tendência homossexual dos bichinhos, os pesquisadores Peter Frederick, da Universidade da Flórida; e Nilmini Jayasena, da Universidade de Peradeniya, Sri Lanka, se uniram para um estudo. Os resultados foram divulgados nesta semana pelo jornal "Proceedings of the Royal Society B".

Os pesquisadores capturaram 160 íbis no sul da Flórida, dividiram-os em quatro grupos, os alimentaram com comida contaminada com metilmercúrio e os observaram atentamente. Um desses grupos recebeu comida com 0,3 parte de metilmercúrio por milhão. O segundo foi alimentado com 0,1 parte e o terceiro com 0,05 parte. O quarto grupo não recebeu alimentação contaminada.

Com o passar dos dias, todos os três grupos que ingeriram a substância demonstraram comportamento homossexual em algum nível. Vários casais de machos se formaram, construíram ninhos juntos e permaneceram lado a lado durante semanas. A tendência gay foi percebida principalmente entre os animais que receberam mais mercúrio. 55% dos integrantes do primeiro grupo procuraram pares do mesmo sexo. Já os casais héteros tiveram fecundidade comprometida por conta do poluente.

De acordo com Peter Frederick, o estudo aponta que o aumento da concentração de mercúrio no meio-ambiente típico dos íbis poderá fazer com que a taxa de reprodução desses animais caia em cerca de 50%, o que poderia significar extinção da espécie com o passar dos anos.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...