quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Gays fecham cerco a presidenciáveis e querem compromisso por escrito

Uma “minoria” cada vez mais influente, a comunidade gay, define a partir desta quinta-feira (12) em quem votar para presidente. Para isso, certa de que não pode contar com simples promessas de palanques, a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) elaborou uma carta-compromisso para ser assinada por todos os candidatos à Presidência da República, Senado, Câmara e governos estaduais. E o prazo para a entrega é nesta quinta.

Quem assinar o documento terá de garantir a implantação de diversas medidas a favor da cidadania e dos direitos humanos de pessoas LGBT. Para os aspirantes ao Palácio do Planalto, a carta prevê, por exemplo, a garantia do funcionamento do Conselho Nacional de Combate à Discriminação. 

O presidente da ABGLT, Toni Reis, diz que o documento tem o objetivo de pautar os votos dos homossexuais. Segundo Reis, os casais heterossexuais desfrutam de 78 direitos a mais que os do mesmo sexo.

- Tem até parlamentares que apresentam proposições que ferem a Constituição e visam discriminar e gerar preconceito contra esta população.

Exigências como a aprovação do projeto de lei que regula a união estável de pessoas do mesmo sexo; do que pune discriminação ou preconceito e do que permite ao travesti substituir o primeiro nome constarão da carta-compromisso encaminhada aos parlamentares.

Entre os compromissos que serão exigidos dos presidenciáveis estão: execução do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT; implantação das disposições do Programa Nacional de Direitos III, que dizem respeito especificamente à população LGBT; além da manutenção e do fortalecimento da Coordenação-Geral dos Direitos de LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...