segunda-feira, 28 de junho de 2010

Premiê islandesa se casa no primeiro dia da lei de matrimônio gay

Johanna Sigurdardottir é 1.ª chefe de Estado a assumir homossexualidade. Parlamento aprovou legalização do casamento gay, que vale desde hoje.

Johanna Sigurdardottir, premiê islandesa, casou-se neste domingo (27) com sua parceira. (Foto: Olivier Morin/AFP)A primeira-ministra islandesa, Johanna Sigurdardottir, uniu-se em matrimônio com sua companheira este domingo, no primeiro dia de vigência da lei que legaliza os casamentos entre pessoas do mesmo sexo no país nórdico.

Segundo a TV islandesa RUV, a chefe de Estado casou-se oficialmente com sua companheira, Jonina Leosdottir, após apresentar processo para transformar sua união civil em casamento.
O principal meio islandês informou que não houve cerimônia particular.

O Parlamento islandês adotou por unanimidade, em 12 de junho, a legalização do casamento homossexual, uma lei que começou a vigorar este domingo.

Até agora, os casais de mesmo sexo podiam se unir legalmente e beneficiar-se dos mesmos direitos que os casais heterossexuais, mas a união não era formalmente um casamento.

Sigurdardottir, primeira-ministra desde fevereiro de 2009, é a primeiro chefe de governo a declarar sua homossexualidade abertamente.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...