segunda-feira, 28 de junho de 2010

Itália: Parada do Orgulho Gay de Nápoles, reúne cerca de 300 mil pessoas

Parada gay em Nápoles, sob as janelas típicas da cidade. Cerca de 300 mil pessoas desfilaram, neste sábado, na Parada do Orgulho Gay, em Nápoles, sul da Itália. 

Com o tema "luz do sol", os manifestantes pediram legalidade, direitos, laicidade e emprego. "Queremos liberdade de imprensa, o fim do neofascismo e o fim da máfia, levada ao governo pelo premier Silvio Berlusconi", disse a representante de uma entidade GLBT. "Os homossexuais podem fazer muito por este país".

A marcha, de caráter nacional, reuniu diversas associações, da Anistia Internacional a famílias de homossexuais e de cristãos gays. A tônica dos discursos foi marcadamente política. Às vésperas da Parada, na cidade, um grupo neofascista espalhou cartazes contra a manifestação por toda a Nápoles, com os dizeres "defendamos a família". O fato provocou reações de todas as partes. "Não devemos esquecer que Nápoles ganhou medalha de ouro pela resistência ao fascismo, durante a guerra", lembrou um dos organizadores, diante de uma Piazza del Plebiscito repleta de gente. "Quanto ao discurso família, nós temos filhos, também".

Bastante aplaudida, Rosa Iervolino, prefeita de Nápoles, desfilou em parte da marcha. "Os homossexuais pedem só o essencial, que é direito e respeito", declarou. Sobre a união civil, Iervolino preferiu deixar a questão por conta do Parlamento Italiano. Mas garantiu: "Quando a aprovarem, será instituída em Nápoles no dia seguinte".

fonte: Minha Notícia - iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...