segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dez países celebraram o Orgulho Gay no final de semana

paradagaychicago2010 A proximidade do dia 28 de junho, data do nascimento do movimento gay no mundo, fez surgir uma feliz coincidência. Um total de 9 países celebraram no sábado, 26, a tradicional Parada do Orgulho Gay, inclusive o Brasil.

As tradicionais bandeiras com as cores do arco-íris invadiram as ruas nos Estados Unidos, França, Espanha, Bulgária, Chile, México, El Salvador, Panamá e Colômbia. Por aqui, a marcha aconteceu em Fortaleza.

Na capital do Ceará, 8 trios elétricos conduziram a multidão estimada em 800 mil pessoas pela avenida Beira-Mar. As tradicionais fantasias, bandeiras, a turma sarada sem camisa e os discursos políticos marcaram o evento.

paradalosangeles2010 Nos Estados Unidos, o desfile foi na cidade de São Francisco celebrando os 40 anos do movimento gay que nasceu em Nova York, no bar Stonewall, local do confronto entre gays e policiais em 28 de junho de 1969. O tema da marcha foi "40 e Fabulosa". Também teve Parada em Chicago e Los Angeles.

No México a homenagem foi para o escritor Carlos Monsiváis, assassinado há uma semana. Na Bulgário, o movimento é recente e a Parada Gay chegou a terceira edição desde a queda do comunismo, há 20 anos.

A resistência acontece somente na Rússia onde o governo não permite a mobilização. Por isso, cinco ativistas acabaram presos durante uma manifestação no museu Hermitage onde cerca de 20 deles se reuniram.

fonte: Toda Forma de Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...