Pacote do Ministério da Saúde prevê ações específicas para gays, lésbicas, trans e bissexuais
O Ministério de Saúde divulgou nesta quinta-feira, 06, as diretrizes de sua Política Nacional de Saúde Integral da população LGBT. O plano, mais que bem vindo, tem como objetivo principal "promover a saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, eliminando a discriminação e o preconceito institucional, contribuindo para redução das desigualdades e para a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equânime".
De acordo com o projeto a que o Mix teve acesso, a iniciativa pretende, entre outras ações, qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde para que atendam corretamente os LGBT, além de realizar estudos voltados a esta fatia da população e melhorar as tecnologias necessárias para processos de transexualização. Adolescentes e idosos LGBT também ganham foco específico, com serviços especiais para a saúde dos segmentos. Estão previstas também campanhas de prevenção ao câncer de próstata.
O mesmo plano prevê também ações coordenadas de apoio a grupos representantes da comunidade LGBT para fortalecer consciência do direito à saúde e dar apoio técnico aos municípios para que todos os pontos da Política realmente saiam do papel.
fonte: Mix Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário