terça-feira, 11 de maio de 2010

Cuba: Ativistas denunciam que gays estão na prisão devido sua orientação sexual

Cerca de sete centenas de gays encontram-se na prisão em Cuba “pelo simples fato de serem homossexuais”, segundo Aliomar Janjaque, membro da fundação Reinaldo Arenas, que milita em defesa dos direitos LGBT.

Um relatório da entidade, divulgado em reportagem publicada na revista espanhola Interviú, afirma ainda que aproximadamente 4 mil homossexuais foram presos ou multados na capital Havana em 2007 e cerca de 3, 5 mil em 2008. Os dados de 2009 e 2010 ainda não são conhecidos, mas a organização relata que “mais detenções já foram notificadas neste ano em comparação ao mesmo período do ano passado”.

“Eu já perdi a conta de quantas vezes fui detido pela polícia para interrogatório nos últimos doze meses”, conta Janjaque, que cita como exemplo da arbitrariedade do governo cubano a prisão de seis jovens gays em janeiro último por "periculosidade pré-delitiva". Ou seja, eles teriam sido presos (e condenados a penas entre dois a três anos de prisão) porque o governo de Raul Castro acredita que eles são “propensos” a cometer um crime no futuro.

O ativista ainda alerta para o que define como “falsa imagem” de aceitação LGBT que tem sido passada ao exterior por Mariela Castro, filha do presidente e diretora do Cenesex (Centro Nacional de Educação Sexual). “Muitas pessoas se permitem ser enganadas pela propaganda gay friendly de Mariela Castro”, lamenta Janjaque.  “Mas a Revolução e o governo cubano ainda são homofóbicos e os gays cubanos continuam a ser perseguidos”, conclui.

fonte: G Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...