quarta-feira, 19 de maio de 2010

Brasília recebe a 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia

Programação também inclui seminário no Congresso Nacional

A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) realiza nesta quarta-feira (19) uma marcha contra a homofobia. A concentração para a caminhada está marcada para as 9h em frente à Catedral de Brasília, na capital federal, e os organizadores esperam receber cerca de 5.000 participantes.

A programação do evento inclui também um seminário no Congresso Nacional cujo tema será Direitos Humanos de LGBT: cenários e perspectivas. Da solenidade de abertura, que também está marcada para as 9h, devem participar parlamentares e o ministro Paulo Vannuchi (Secretaria Especial dos Direitos Humanos).

No Distrito Federal, o dia 17 de maio faz parte do calendário oficial como dia de combate à homofobia. A data é alusiva ao 17 de maio de 1990, quando a assembleia geral da OMS (Organização Mundial da Saúde) aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor entre os países-membro das Nações Unidas em 1994.

fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...