domingo, 25 de abril de 2010

Beijaço para desparasitar a Faculdade de Farmácia da USP

usp 1 O pasquim "O Parasita", editado pelos estudantes de Farmácia da USP publicou em sua última edição uma promoção polêmica. O texto explicitamente homofóbico, com pretensões satíricas convidava os alunos a jogar fezes em alunos gays que freqüentam o campus. Os editores prometiam em troca “convites” gratuitos para a Festa Brega.

Em um Estado democrático é intolerável que tal comportamento declaradamente homofóbico – e mais ainda -, violento e ameaçador, seja tolerado e encontre eco.

A sociedade não pode ficar refém daqueles que abusam de seu direito à liberdade de expressão ou mesmo de imprensa para atacar covardemente – lembrem-se que o texto foi escrito de forma anônima – uma parcela da população brasileira, seja ela qual for.

usp 2 Vale lembrar que a Constituição Federal veda o anonimato, assim com a lei condena a homofobia e, acima de tudo, defende a dignidade humana e os direitos humanos A sociedade deve repudiar tais atitudes: a homofobia, a violência e a ameaça.

Um ambiente acadêmico e de alto nível como a USP não pode ser palco para demonstrações preconceituosas e para a perpetuação de lugares-comum e estereótipos preconceituosos e discrepantes ao ambiente e à humanidade.

usp 3 O respeito e a convivência com semelhanças e diferenças é um princípio básico para a coexistência humana e, o ambiente acadêmico deve ser marcado com este respeito e este convívio para que seja perpetuado e reproduzido.

Longe de aceitar que o assunto seja tratado como mera brincadeira inconsequente ou como algo corriqueiro, a sociedade, e a comunidade uspiana, devem agir de forma decidida, firme e direta, contra este tipo de demonstração incompatível com a vida em sociedade.

usp 4 Um beijo, contração e distensão muscular, encontro de corpos que só se dá na liberdade. Na farmacopéia da terapêutica da existência, não há receita melhor para combater o parasitismo que gera a discriminação e a homofobia que o exercício democrático da liberdade. Liberdade, que para a jazzista Nina Simone, é não precisar sentir medo do outro. Beijar é, politicamente, o ato mais simples que o desejo pode construir. Ainda mais, se ele unir a liberdade à terapêutica anti-parasitária e à uma profilaxia do existir. Sem frustrações, sem dor, sem medo. Beijar é um ato político, ao mesmo tempo simples e radical. Uma forma de alargar o espaço da liberdade e da democracia.

Nada que os parasitados Parasitas, homofóbicos (com ênfase no fóbicos, pois que o medo que eles cultivam é o pai da violência que os domina), suportem. Ver um beijo livre é a dor suprema para quem teve os lábios selados pelo parasitismo da frustração.

Por isso, e para enfraquecer essa força coercitiva que se insinua como predominante no curso de Farmácia da USP, é que convocamos todas as pessoas livres (ou seja, quem quiser e puder participar), para um beijaço (Kiss IN), no dia 20 de maio, às 18:30 horas, em frente ao prédio da Farmácia/USP.

“Tire o seu parasitismo da frente, que eu quero passar com o meu amor”.

Todos aqueles que se sentirão ofendidos pelo texto de ódio, brasileiros ou não, homossexuais ou não, estão convidados para participar desse ato independente de sua orientação sexual.

texto coletivo: @Guttto @polivocidade @vinnywizard @tsavkko

fonte: Mimecry Ilinx Courrier

Um comentário:

  1. Ação infeliz, e possivelmente de alguém (o redator Joaozinho) que não teve (ou de fato não tem) a mínima consciência do que e sobre o que escreveu, ou ingenuamente pensou que isto não sairia do seu habitat, a USP  como são os trotes violentos de todos os anos em diversas Universidades ; que o levou a praticar algo que poderá ser considerado como ilícito penal: Incitação à violência (incitação ao crime), art. 286 do Código Penal.
    Aproveito para sugerir a leitura do meu Blog, conforme tenho pedido a diversas Universidades, no spam que segue anexo.
    Aos cursos de Direito e Filosofia

    O PLC 122 É INCONSTITUCIONAL E ANTIÉTICO
    As características desse informe, ou melhor, sugestão ou pedido são de spam, entretanto me perdoem por ser necessário.
    Sendo spam ou não, esta mensagem tem como objetivo o motivar formadores de opinião (existentes nesta Universidade) a tomarem pleno conhecimento do Projeto de Lei da Câmara (PLC) de número 122, que a meu juízo é antiético e inconstitucional e não irá ajudar aos homossexuais, por ser irreal, prejudicar direitos de outras pessoas e trazer de volta a odiosa censura.
    Ofereço o meu Blog: O QUE É O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA  Endereço www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com (do total atual de seis, bastando clicar o perfil do autor), como uma espécie de ponto de partida ou motivação, para a condenação deste Projeto de Lei junto ao Senado  onde tramita atualmente , pedindo que não o tornem Lei em definitivo e se busque algo específico que seja humano e justo, daí buscar nestas duas Escolas Acadêmicas o apoio para que este assunto seja discutido em nível elevado.
    Peço que por meio deste meu contato com vossas Escolas, este assunto seja divulgado  por vosso intermédio , a outros formadores de opinião.

    Certo da vossa compreensão,

    Atenciosamente

    JORGE VIDAL

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...