quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

General não será considerado em debate sobre gays, diz Ministro da Defesa

Ministro da Defesa Nelson Jobim O ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou nesta quinta-feira que as declarações do general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho "não influenciarão" os debates sobre a presença de homossexuais nas Forças Armadas. Na quarta-feira, o general indicado para uma cadeira no Superior Tribunal Militar (STM) comentou sobre a atuação de militares gays durante uma sabatina no Senado Federal. Cerqueira Filho disse que homossexuais não teriam condições de liderar, pois a tropa se recusaria a acatar suas ordens. Também considerou a opção sexual "incompatível" com o trabalho nas Forças Armadas.

"Estamos abrindo o debate no Ministério da Defesa. Evidentemente que esta manifestação feita pelo general não influenciará os debates internos porque isso não diz respeito à competência do tribunal que ele agregará", disse Jobim.

O ministro da Defesa citou as discussões sobre o tema nos Estados Unidos, onde a regra conhecida por "don't ask, don't tell" (não perguntar, não dizer) está sendo questionada. Jobim disse que declarações de autoridades americanas contra a legislação viabilizariam a presença de homossexuais nas Forças Armadas daquele país.

Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama já manifestou a intenção de retirar a proibição a que os militares homossexuais façam referência à sua orientação sexual. No Brasil, sargentos assumiram uma relação homoafetiva em 2008 e foram presos.

fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...