Três homens, ligados a defesa dos dois gays presos por se casaram no Malaui, estão encarcerados segundo alerta foi dado esta semana pelo grupo britânico OutRage! Em dezembro, Steven Monjeza, 26, e Tiwonge Chimbalanga, 20, foram presos após realizarem uma cerimônia de casamento, que é contra a leis do país africano. Eles se encontram presos em Chichiri e o julgamento deve ocorrer na próxima semana.
Já os ativistas foram presos por portarem materiais educativos sobre sexo seguro que foram interpretados pelas autoridades do país como pornografia. Eles trabalham em um programa de prevenção de Dsts e Aids no país e tentavam mobilizar apoio ao casal preso anteriormente. Um advogado já está trabalhando para reverter as prisões que foram preventivas, já que a polícia ainda investiga o caso.
Porém, o casal preso há duas semanas passa por investigações invasivas como exames para verificar se os dois fizeram sexo. Os dois planejam não consentir os exames que caso sejam realizados sem a autorização dos mesmos caracterizará uma violação grave aos direitos humanos.
A legislação do Malawi prevê igualdade entre seus cidadãos mas leis como a que condenam o sexo homossexual com 14 anos de prisão também fazem do sistema legal equivocado do país, interpretado por conservadores e homofóbicos. O caso dos dois homens que se casaram no final de dezembro, por exemplo, foi encarado como “indecência grave” e causou revolta na população.
fonte: Revista Lado A
Nenhum comentário:
Postar um comentário