sábado, 19 de dezembro de 2009

Exposição exibe anotações de Stalin em imagens de homens nus

Os comentários de Stalin nos desenhos provocaram polêmica em Moscou Os comentários irreverentes de Stalin anotados com pena de escrever em desenhos de nus masculinos, mostrados em exposição inédita aberta nesta sexta-feira como parte das comemorações do 130º aniversário do nascimento do ditador, estão causando polêmica em Moscou.

Com o título Mensagens do grande líder: os autógrafos de Stalin, esta exposição apresenta reproduções de obras de arte dos séculos XIX e XX com comentários escritos pelo Paizinho dos Povos.

"Este ruivo bastardo de Radek, se não tivesse urinado no vento, estaria vivo", escreve sobre a perna de um imponente nu masculino. O comentário parece fazer alusão a Karl Radek, ex-chefe do Komintern, organização comunista internacional criada pelos bolcheviques, que provavelmente foi assassinado pela polícia secreta de Stalin em 1939.

Outro escrito menciona o teórico marxista Gueorgui Plekhanov. "Plekhanov, por que faz sinal (com a mão) para trás? Covarde inimigo do povo", voltou a escrever Stalin num desenho que representa outro homem nu.

A exposição está dando lugar, também, a especulações sobre as prováveis tendências homossexuais do ex-ditador; a maioria dos desenhos representam homens.

fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...