quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Transexual é escolhida como Mulher do Ano na Argentina

transexual Marcela Romero A transexual Marcela Romero, que ganhou uma longa batalha judicial para conseguir seu documento de identidade com nome feminino foi escolhida "mulher do ano" na Argentina.

"Sou o que sou. O direito de uma é o de todas", resumiu Marcela hoje, que obteve seu novo documento em agosto, depois de dez anos de luta para que sua mudança de sexo fosse reconhecida.

Marcela foi nomeada "mulher do ano" ontem à noite pela Comissão da Família e da Mulher da Câmara dos Deputados argentina, em meio a aplausos de legisladores e na presença de Alejandro Freyre e José María Di Bello, que na segunda-feira se casarão em Buenos Aires e se tornarão o primeiro casal de homossexuais a se casar no civil na América Latina.

A transexual reivindicou ao Parlamento a aprovação "o mais rápido possível" de uma lei que garanta os direitos civis das pessoas cuja identidade de gênero não corresponde com o sexo e o nome com que foram registradas, assim como a anulação de normas que "criminalizam" o travestismo.

"Eu não conheço a democracia", assegurou o canal de televisão "Todo Noticias" para destacar a "discriminação" que sentiu ao longo de sua vida.

"Teria gostado, por exemplo, de continuar estudando, mas fui rejeitada pelo sistema educacional quando me assumi como mulher", explicou Marcela.

Ela foi escolhida entre 12 mulheres selecionadas por sua luta contra a pobreza, em defesa do meio ambiente, entre outras causas, o que fez com que muitos dos presentes à entrega da distinção se retirassem do local.

fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...