quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Jovem acusa mãe de interná-lo à força por ser gay

jovemprisao A promotoria de Justiça de Defesa da Saúde investiga uma internação involuntária de um jovem mineiro de 21 anos, em uma clínica localizada na cidade de Piedade, interior de São Paulo.

Em entrevista ao jornal O Tempo (BH), o rapaz que está internado e não teve a sua identidade revelada relatou como é o ambiente onde está. "Esse lugar interna pessoas que não têm condições de conviver em sociedade, esse não é o meu caso, preciso sair daqui se não vou enlouquecer".

O jovem diz que foi internado à força por ser gay. "Não faço e nunca fiz mal a ninguém. Beber e fumar maconha não faz de ninguém um criminoso que tem que ser privado do convívio dos amigos e familiares, a minha mãe não aceita a minha opção sexual (sic)".

O rapaz afirma que foi apanhado e sedado por enfermeiros quando dormia em sua casa na cidade de Belo Horizonte. "Três homens me cercaram e me aplicaram uma injeção. Quando acordei, já estava neste lugar". O garoto diz que é maltratado e que já ficou 25 dias em uma solitária. "Temos que fazer o que eles querem, do contrário, os castigos são aplicados sem piedade".

O jornal mineiro entrou em contato com a mãe do jovem internado, que saiu de Belo Horizonte e hoje vive em São Paulo. Ela se defende das acusações do filho. "Conheço o meu filho, ele estava utilizando drogas pesadas e podia causar danos irreversíveis a sua saúde". A mãe diz que jamais faria algo para prejudicar o próprio filho.

Saudável
Ana Luiza Castro, coordenadora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, disse que o local onde o jovem está internado apresenta fortes indícios de violação dos direitos humanos.

"O que pudemos perceber é uma infinidade de grades, cercas elétricas e um número excessivo de seguranças. Fica evidente o uso abusivo da força. Essa clínica não tem características de uma casa de saúde, mas, sim, de um presídio que mantém as pessoas em cárcere privado", disse.

A respeito do jovem que está internado, ela disse que o menino está encarcerado indevidamente. "Trata-se de um jovem que está totalmente lúcido, consciente e saudável. Vamos acionar a Justiça imediatamente para que ele seja liberado", contou.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...