sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Homofobia poderá ser criminalizada nos Estados Unidos

homofobia(1) A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, 8, medida que transforma em crime federal o ato de agredir uma pessoa gay por causa de sua preferência sexual, expandindo assim o escopo da Lei de Crimes de Ódio aprovada após o assassinato de Martin Luther King, em 1968.

Com a esperada aprovação no Senado, procuradores federais passarão a ter o poder de intervir em casos locais de violência contra homossexuais.

Grupos de defesa dos direitos civis e membros do Partido Democrata tentavam, há mais de dez anos, aumentar o alcance da lei contra crimes de ódio.

Desta vez, tudo indica que terão sucesso. A medida foi anexada a uma proposta de US$ 680 bilhões para defesa nacional apresentada pelo presidente Barack Obama que - ao contrário do ex-presidente George W. Bush - é um apoiador da ampliação do alcance da lei.

Muitos republicanos, normalmente defensores ferrenhos das medidas de liberação de verba para a defesa, votaram contra a proposta por causa do acréscimo do que classificam de lei criando" crimes de pensamento".

"Esta é uma política social radical que está sendo anexada à lei de liberação para a defesa, nas costas dos nossos soldados, porque eles provavelmente não são capazes de aprová-la sozinha", criticou o líder dos republicanos na Câmara, John Broehner.

Mudanças na lei fortalecem as proteções à liberdade de expressão e religião, para definir que padres e pastores não poderiam ser processados por fazer sermão contra a homossexualidade.

fonte: Cena G

Nossos deputados poderiam seguir o exemplo, e aprovar lei semelhante que esta tramitando no congresso. Para quem não conhece, é o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006. Vamos fazer nossa parte e forçar que eles o aprovem. Quer saber mais sobre o projeto, é só entrar no site: http://www.naohomofobia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...