quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Etiqueta Verde: Como ser um gay ecologicamente correto

etiquetaverdeCom a nova onda de "Salvem o Planeta", ser ecologicamente correto deixou de ser frescura e se tornou algo necessário para o futuro na Terra. Por isso, daremos algumas dicas úteis de preservação ao meio ambiente para que ninguém alegue uma possível falta de informação. Afinal, como diria o velho ditado, "uma andorinha, não faz verão". Portanto, cada um fazendo a sua parte.

Óleo de Cozinha
Se você não está de dieta e se acaba na fritura, preste atenção na hora de se livrar do óleo. Despejá-lo no ralo da pia não é o certo, pois polui os mananciais. 1 litro de óleo chega a poluir 10 mil litros de água. A maneira mais correta é dispensá-lo em garrafas pet. Já existem empresas que prestam este tipo de serviço (Instituto Triângulo), deixando um vasilhame em sua residência e, assim que estiver cheio, retiram em 24h.

Lixo
Nunca é demais lembrar as boas maneiras. Sujou, lavou. Lixo, no lixo. Para os motorizados, jogar papel de bala pela janela do carro é o erro. Estes pequenos pedacinhos de papel se transformam em muitos e se tornam um dos fatores causadores das enchentes, pois entopem os bueiros.

Papel
Aposto que você já recebeu algum e-mail com a seguinte frase: "Pense no meio ambiente, antes de imprimir este e-mail". Assim, você economiza tinta e energia. Outra dica é não desperdiçar papel. Use sempre os dois lados. Menos o higiênico. Não é para tanto!

Energia
Desligue os aparelhos da tomada. Mesmo em stand-by (modo de espera), consome-se o mesmo tanto de energia. Não seja multimídia. TV, computador e rádio ligado ao mesmo tempo é muita informação e pouca economia! Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes economiza até um terço de energia.

Água
Não demore horas no banho. Relaxe... mas não durma embaixo d'água. Esqueça a velha história de cantar, guarde suas energias para um karaokê. Na limpeza de calçadas e quintais use a boa e velha amiga vassoura. Varrer é um ótimo exercício para eliminar as gordurinhas extras.

Poluição
Andar dois quarteirões não prejudica ninguém. Nada de ir de carro ao supermercado da esquina, locadora ou afins. Pedalar, andar e fazer cooper, além de serem saudáveis, são tendências.

Seja Consciente:
Feche a torneira na hora de escovar os dentes.
Evite descartáveis, copos de água, café etc.
Não fume em lugares fechados, muito menos jogue bituca na rua.
Ao sair, apague sempre as luzes.
Ao mudar de aparelho celular, não jogue a bateria do seu antigo tijolão por aí. Vá a um posto de coleta. Faça o mesmo com as pilhas.
Evite sacolas de plástico. Ecobags estão na moda!

* Matéria originalmente publicada na edição #16 da revista A Capa especial Meio Ambiente - Setembro de 2008

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...